Curriculum Vitae

by

A redacção do curriculum vitae é uma etapa importante na procura de um emprego ou formação. O curriculum vitae é, muitas vezes, o primeiro contacto com um futuro empregador e, por essa razão, deve ser feito de molde a captar a sua atenção desde o primeiro instante e a permitir obter uma entrevista.

Normalmente, para efectuar uma primeira selecção dos candidatos, os empregadores despendem menos de um minuto com a análise de um CV. Mostre-se convincente desde o início para não perder a oportunidade.

Antes de começar a redigir o seu curriculum vitae, passe em revista alguns princípios importantes:

 

Redija o seu CV num estilo cuidado

Apresente as suas habilitações e aptidões de forma clara e lógica para valorizar os seus pontos fortes.Nenhum aspecto de forma nem de fundo deve ser negligenciado; como é evidente, são de evitar erros ortográficos e de pontuação.

Concentre-se no essencial

  • Um CV deve ser breve: na maioria das vezes, duas páginas são suficientes para valorizar o seu perfil. Em determinados países, três páginas poderão parecer excessivas, mesmo se tiver uma vasta experiência profissional;
  • Caso a sua experiência profissional ainda não seja extensa (por ex., se acabou de sair da escola ou da universidade), inverta a ordem das rubricas e comece pela rubrica «Formação académica e profissional»); dê evidência a estágios que tenha efectuado (ver os exemplos de CV);
  • Realce as informações essenciais susceptíveis de conferir um valor acrescentado à sua candidatura: poderá ainda omitir uma experiência profissional antiga ou não relevante para a sua candidatura.

Adapte o seu CV em função do posto a que se candidata

Releia atentamente o seu CV antes de o enviar a um empregador, verificando se corresponde ao perfil pretendido; realce os elementos susceptíveis de valorizar a sua candidatura. Procure informar-se sobre a empresa em questão, de forma a melhor adaptar o seu CV ao perfil pretendido.

Atenção: não empole o seu CV para não correr o risco de ser desacreditado aquando de uma eventual entrevista.

Respeite a estrutura do modelo

O curriculum vitae Europass permite-lhe apresentar as suas habilitações, aptidões e competências demaneira lógica:

  • informações pessoais;
  • descrição da experiência profissional;
  • descrição da formação académica e profissional (que pode colocar antes da rubrica «Experiência profissional», caso esta seja limitada; para inverter a ordem das rubricas, utilize a função «copiar/colar» do tratamento de texto);
  • inventário pormenorizado das suas aptidões e competências pessoais adquiridas ao longo do percurso de formação, da carreira profissional ou ao longo da vida.

Nota:

  • imprima o seu curriculum vitae em papel branco;
  • mantenha o tipo de letra e a paginação propostos;
  • evite escrever frases inteiras em caracteres sublinhados, em maiúsculas ou a negrito, que dificultam a leitura do documento;
  • evite que uma mesma rubrica (por exemplo, uma sequência de formação) continue noutra página (para o efeito, utilize a função «quebra de página» do tratamento de texto);
  • as caixas previstas para o preenchimento das diferentes rubricas não são visíveis no documento impresso.

Seja claro e conciso

A leitura do CV deve permitir ao entrevistador conhecer o seu perfil em apenas alguns segundos. Porconseguinte:

  • utilize frases curtas;
  • concentre-se nos elementos pertinentes da sua formação e experiência profissional;
  • justifique as interrupções de estudos ou de carreira;
  • elimine as rubricas para as quais não tem qualquer elemento pertinente a declarar (por exemplo, se não possuir qualquer aptidão ou competência artística – ver página 2 do modelo) ou se considerar que as rubricas em causa não conferem um valor acrescentado à sua candidatura. Para o efeito, utilize a função «cortar» do tratamento de texto.

Dê a ler o seu CV

Releia atentamente o seu Cv depois de preenchido, de forma a eliminar eventuais erros ortográficos e a certificar-se de que está formulado de forma clara e lógica. Dê a ler o seu Cv a uma terceira pessoa para se certificar de que o seu conteúdo é claro e de facil compreensão.

Visite o site da união Europeia onde pode encontrar os modelos para poder preencher e com as necessárias instruções.

Andei a pesquisar e encontrei outras dicas e modelos disponivies para a realização do seu curriculo vitae. Assim quem achar que o modelo europeu é demasiado elaborado para o fim que desejam podem recorrer á base de dado da Microsoft, que diponibiliza diversos modelos no seu site.

Nota: Não envie o mesmo curriculo a todas as empresas, isto porque nem todas estão a procurar o mesmo. Tente adaptar o seu curriculo ao que a empresa pede no anuncio, ou possiveis necessidades que voçê sabe que ela tem.

About these ads

2 Respostas to “Curriculum Vitae”

  1. Cruz Says:

    muuito obrigado, pelas dicas.

  2. Danilo G Correia Says:

    Obrigado pelas dicas

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 158 outros seguidores

%d bloggers like this: