RCD`s O que fazer com eles? – Projecto Wambuco

by

Actualmente coloca-se uma questão muito importante na construção, o que fazer com os RCD`s ?

Os Resíduos de Construção e Demolição (RCD) são produzidos durante todas as fases do ciclo de vida de um edifício (construção, manutenção e demolição). Geram-se resíduos em grande quantidade e diversidade (50% dos resíduos gerados provêm do sector da construção, motivo pelo qual foram considerados uns dos fluxos prioritários na política de gestão de resíduos da União Europeia). Todavia, das cerca de 180 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição produzidas no espaço comunitário, somente 28% são reaproveitadas, sendo que em Portugal este valor ainda não atinge os 5%.

A nível europeu, existem diferenças de desenvolvimento no que diz respeito à gestão dos RCD.
Existem países onde a reciclagem de RCD se tornou uma prática corrente, apresentando como consequência taxas de reciclagem elevadas. Neste grupo, a Dinamarca e a Holanda são um bom exemplo os quais apresentam níveis de reciclagem na ordem dos 90%.
No campo oposto encontram-se países como Portugal e Espanha onde as taxas de reciclagem são reduzidas, sendo predominante a sua deposição em aterros ou mesmo os despejos ilegais com os consequentes impactes negativos para o meio ambiente.

Desnvolveu-se então na Europa o projecto WAMBUCO (Waste Manual for Building Constructions) foi lançado em 2002 com o objectivo de alterar esta situação e o resultado deste empreendimento apresenta-se sob a forma do primeiro Manual Europeu de Resíduos da Construção de Edifícios. Este visa proporcionar, a todos os agentes envolvidos, um instrumento de aplicação imediata para a avaliação das actividades de construção planeadas em termos da sua relevância na geração de resíduos e noutros aspectos relacionados com a gestão de resíduos.

  1. Projecto Wambuco volume I
  2. Projecto Wambuco volume III

Este manual pode ser utilizado como ferramenta de aprendizagem inicial, mas também no sentido de formação e qualificação especializada. Através da aplicação das medidas positivas salientadas neste Manual de Resíduos, as empresas de construção podem aprender a utilizar as matérias-primas de uma forma mais racionada e a evitar a formação de mais resíduos de construção. Os estudos referentes ao refinamento do Programa de Formação já começaram a ser desenvolvidos no âmbito do projecto procedente Waste-Tool .
O Manual Europeu de Resíduos da Construção de Edifícios, aqui apresentado, vem facilitar a gestão de resíduos de construção e demolição (RCD) em obras e a exploração da existência de possíveis potenciais de prevenção e reutilização de resíduos existentes no processo construtivo, tanto na fase de projecto como de execução.

Pode-se ainda encontrar outras ferramentas como o Projecto europeu Waste Tool (desde Outubro de 2004), projecto europeu em curso no âmbito de uma parceria internacional, patrocinado pelo programa Leonardo da Vinci. Tem por objectivo produzir uma ferramenta e-learning para formação sobre a gestão de resíduos de construção e demolição em obra.

Advertisements

3 Respostas to “RCD`s O que fazer com eles? – Projecto Wambuco”

  1. Miguel Says:

    este problema é realmente bastante grave. Eu tenho umas informações que se kiseres posso-te arrnajar para postares aqui.
    cumps

  2. Noticias relativas a RCD « Engenharia Civil Says:

    […] RCD`s O que fazer com eles? – Projecto Wambuco […]

  3. isabel Says:

    Estou a começar a fazer projectos de gestão de resíduos (de construção e demolição e sólidos urbanos) sabem onde posso ter acesso a informação?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: