Ponte Vasco da Gama

by

Antes de mais abram esta IMAGEM e façam um zoom.

Palavras para quê? Simplesmente uma ponte fantástica!

Porquê Ponte Vasco da Gama?

O nome da ponte comemora os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498.

vasco

  • 1991 – Governo Português toma a decisão de construir uma Segunda Travessia sobre o Tejo.
  • 1994 -A LUSOPONTE, consórcio de empresas Portuguesas, Inglesa e Francesa ganha o concurso público Internacional para a concessão do projecto, construção, financiamento e exploração da nova travessia.
  • 1995 Dá-se inicio á construção da Ponte Vasco da Gama.
  • 29 de Março de 1998 Abertura ao Tráfego da Ponte

A localização foi escolhida por forma a que a Nova Travessia aliviasse o congestionamento de tráfego na Ponte 25 de Abril e que evitasse que o tráfego pesado que se desloca entre o Norte e o Sul do País entrasse na cidade de Lisboa.

Este projecto, que foi concluído num apertado prazo de construção de modo a permitir o fácil acesso à Expo’ 98, incluiu igualmente o projecto de expropriações e realojamento, que pela primeira vez em Portugal, ficou a cargo de uma entidade privada.

Uma das grandes preocupações deste gigantesco projecto foi sempre a preservação do meio ambiente em que se inseriu ( Parque Natural do estuário do Tejo), dando origem a um vasto programa ambiental implementado desde o inicio da construção e que incluiu, entre outras coisas, a recuperação das Salinas do Samouco localizadas na Zona de Protecção Especial. Foi também necessário proceder-se ao realojamento de 300 famílias.

vasco 23

A construção da Ponte Vasco da Gama sobre o Rio Tejo pela Lusoponte, está agora escrita nos anais da história da engenharia civil como um dos maiores e mais bem sucedido projecto do Séc. XX.

O reconhecimento Internacional desta obra está bem patente através da atribuição do primeiro prémio pela prestigiada Instituição Ibero-Americana de Arquitectura e Engenharia Civil, durante o ano 2000.

A Ponte apresentou um custo de 897 milhões de Euros.

Todo o trabalho do projecto foi levado a cabo por um consórcio de quatro empresas: Kvaerner Technology Ltd.; EEG – Europe Etudes Gecti; COBAConsultores para Obras, Barragens e Planeamento ; e a PROPONTEProjectos de Pontes e Estruturas Especiais. Os projectos foram, por sua vez, verificados por um consórcio independente, “Tejo Ponte Control”, constituído pela A2P Consult, Estudos e Projectos Lda, Hyder Consulting Ltd., Provia Consultores de Engenharia Lda., e a Tudor Engineering Company.

Estatisticas da Construção

 
Comprimento total da travessia 17.185 m
Comprimento total das estruturas em ponte e viadutos 12.345 m
Comprimento do acesso até Sacavém 945 m
Comprimento do Viaduto Norte 488m (11 vãos)
Comprimento do Viaduto da Expo 672m (12 vãos)
Comprimento da Ponte Principal 826 m
Comprimento do vão principal 420 m
Altura dos pilares do vão principal 148 m
Altura livre para a navegação 47 m
Comprimento do Viaduto Central 6.531m (80 vãos)
Comprimento do Viaduto Sul 3.825m (84 vãos)
Comprimento do acesso até ao Montijo 3.895 m
Número de caixotões 81
Volume total de betão 730.000 m3
Peso do aço em armaduras 100.000 toneladas
Total de vigas – tabuleiro pré-fabricadas 150
Volume total de movimentação de terras 1.400.000 m3
Área total de tapete betuminoso 400.000 m2
Número máximo de trabalhadores 3.300
Prazo da construção Fevereiro de 1995 a Março de 1998

Informação pormenorizada em:

Advertisements

8 Respostas to “Ponte Vasco da Gama”

  1. Pablo M. Micheli Says:

    Estimados Señores,

    Me gustaria saber donde podria descargar imagenes en ppt del proceso constructivo del puente, para uso didactico.

    Un cordial saludo

    Pr. Ing. Pablo M. Micheli
    Corrientes
    Argentina

  2. uy89 Says:

    78570’y7r56thy7 gyrthhifm amei 😀

  3. uy89 Says:

    :’|

    • José A. Quelhas Gaspar Says:

      Estimados Senhores,
      Gostaria de saber se houve engenheiros portugueses coautores do projecto de engenharia, bem como responsáveis pela direcção técnica da obra.
      obrigado

  4. Problemas na Ponte 25 de Abril - FRUM AUTOHOJE ONLINE Says:

    […] […]

  5. #23 Ponte Vasco da Gama « As Pontes da minha Vida Says:

    […] aqui o destaque dado à mesma pelo blog Engenharia Civil, e pelo site da LusoPonte. Partilho ainda uma última fotografia que evidencia a grandiosidade da […]

  6. Trânsito Ponte Vasco da Gama Says:

    Obviamente uma das grandes obras da europa e claramente a maior de Portugal, e não me refiro só ao tamanho!

  7. Henriques Says:

    Pergunto poque não foi inserido nesta obra de Arte uma ferrovia.
    No antigo regime existiu algém com essa vissão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: