Casa da Música

by

 

casa de musica

A Casa da Música é a principal sala de espectáculos do Porto. Foi projectada pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas e construída como parte do projecto Porto Capital Europeia da Cultura em 2001 (Porto 2001), no entanto, a construção só ficou concluída em 2005, transformando-se imediatamente  num ícone na cidade.

Construção

casa da musica

A Casa da Música foi construída junto a um dos principais eixos de tráfego do centro da cidade, a Rotunda da Boavista. O lugar onde está actualmente o edifício era usado para recolha e reparação dos carros eléctricos que circulavam pela cidade do Porto. Embora o projecto tenha excedido os 4 anos estimados para a sua construção e os custos tenham ascendido a aproximadamente 100M€ o processo de construção do edifício trouxe novos desafios à engenharia a fim de conseguir a forma ímpar que tem. Os trabalhos de engenharia estiveram a cargo das empresas Ove Arup em Londres em conjunto com Afassociados, no Porto.

casa da musica 2

Funcionalidade

A Casa da Música possui dois auditórios principais, mas muitas outras áreas do edifício podem facilmente ser adaptadas para concertos e outras actividades musicais (oficinas, actividades educacionais, etc.).

  • O auditório grande tem uma capacidade inicial de 1.238 lugares, mas pode variar de acordo com a ocasião.
  • O auditório pequeno é muito flexível, e não tem um número fixo de lugares . Em média o auditório tem a capacidade para 300 lugares sentados e 650 lugares de pé, embora estes possam mudar drasticamente dependendo do tamanho do palco, da sua localização, da disposição das cadeiras, da presença e do tamanho do equipamento de som e de gravação, etc.
  • O restaurante situa-se no topo do edifício, embora tenha sido concebido para 250 pessoas, ainda está longe da lotação máxima.

casa da musica 33
Do Site da Ordem dos Engenheiros

Outros Links

casa

 

 

casa de musi

Advertisements

Uma resposta to “Casa da Música”

  1. andreia Says:

    Sou aluna do 4 ano do curso de eng civil do instituto supeior politacnico de viseu estou a realizar um trabalho sobre qualidade acustica, tive boas referencias da Casa da Musica e vinha por este meio pedir material utilizado, fotografias de aplicação e tacnicas de aplicação.
    Desde já agradeço compreensão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: