Estudo prévio para requalificar marina de Cascais exclui torre de 30 pisos

by

O novo estudo prévio de remodelação da marina de Cascais exclui uma torre de 30 pisos e cem metros de altura, abdica “completamente da orientação hoteleira” e cria uma vertente “comercial e de habitação turística”, disse hoje o presidente da Câmara de Cascais.

asdasd

O estudo, apresentado pela Marcascais – concessionária da infra-estrutura -, exclui a construção de uma torre de vidro que gerou alguma polémica local.

Segundo o autarca, esta intervenção vai permitir “o reequilíbrio financeiro” da marina de Cascais.

O estudo vai agora ser trabalhado no departamento de Urbanismo, regressando depois às mãos do presidente para eventuais “acertos e correcções” com o promotor da obra.

A torre de cem metros de altura estava prevista localizar-se virada para o mar, à entrada do porto de recreio, mas o projecto foi abandonado devido a forte contestação dos munícipes.

O projecto de requalificação da marina de Cascais está estimado em 170 milhões de euros, suportados exclusivamente por entidades exteriores à autarquia, e foi reconhecido como projecto de potencial interesse nacional pela comissão de avaliação e acompanhamento dos projectos, presidida pela Agência Portuguesa de Desenvolvimento.

O projecto de requalificação da marina de Cascais foi apresentado em Julho de 2006 pelo arquitecto Pedro Appleton, que liderava a equipa escolhida pela concessionária da marina, a MarCascais, a quem a marina foi concessionada em 1999 por um período de 50 anos.

A obra, cuja conclusão está prevista para 2009 e só começa após o Campeonato do Mundo de Vela, a realizar em Junho, prevê a demolição dos actuais edifícios e contempla um centro de congressos e um edifício destinado a eventos e espectáculos e vários edifícios de dois e três pisos para comércio (restaurantes, lojas e um supermercado) e apartamentos turísticos.

A requalificação prevê ainda a proibição de circulação automóvel no interior da marina, sendo o transporte assegurado por veículos não poluentes.

Anúncios

2 Respostas to “Estudo prévio para requalificar marina de Cascais exclui torre de 30 pisos”

  1. André Says:

    A concorrência faz bem! (Marina de Oeiras)

    Já agora, Bom blog.

  2. maria Says:

    Li atentamente o artigo e pergunto : hoje 6 de setembro de 2008 passei na Marina e não vi obras como esperam cumprir o prazo para 2009?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: