Aproveitar calor do esgoto para aquecimento e refrigeração de edifícios

by

Um grupo de trabalho, com membros da Águas do Porto e da Hidroprojecto, vai estudar a viabilidade técnica e económica da implementação do projecto para aquecimento ou refrigeração de edifícios com base nos tubos de esgoto.
asdasd
O sistema, desenvolvido na Suíça, é composto por placas de aço inoxidável colocadas no fundo dos colectores de esgotos e por bombas de calor. «Esta solução pode ser utilizada tanto em colectores de saneamento a instalar como adaptada aos já existentes», de acordo com informação da Câmara Municipal do Porto.

Esta fonte de energia renovável, e não poluente, permitiria a diminuição das emissões de CO2 associadas à produção de calor e frio. Apesar da temperatura do ar variar ao longo do ano, a temperatura do esgoto, por força da utilização de água quente, sobretudo nas habitações, é quase constante. Durante o Verão, a temperatura do esgoto é inferior à do ar e no Inverno acontece o oposto. «Esta diferença de temperaturas permite, através de bombas de calor, aquecer ou arrefecer água limpa, num circuito fechado, que assegura a climatização dos edifícios», explica a autarquia.
Piscinas, hotéis, edifícios públicos, hospitais e urbanizações são exemplos de situações em que esta tecnologia pode ser aplicada com sucesso.

Fonte: Portal do Ambiente online

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: