Solvay Portugal instala unidade de desmineralização de água

by

A Solvay Portugal investiu 1,8 milhões de euros numa nova unidade de desmineralização de água, na unidade fabril de Póvoa de Santa Iria. A empresa espera alcançar ganhos ambientais, traduzidos numa diminuição do consumo de água potável e de reagentes.

Segundo dados da empresa, o investimento consiste na substituição de quatro cadeias de desmineralização de concepção antiga por modernos módulos de troca iónica por osmose inversa, o que permitirá passar a utilizar água de menor qualidade no processo industrial. Esta tecnologia só se encontra aplicada numa outra fábrica do grupo, a de Martorell, próximo de Barcelona, mas a uma escala menor.

«Com a desmineralização pelo processo de osmose inversa, a empresa vai reduzir significativamente os encargos com a aquisição de água de consumo público, visto que passa a poder aproveitar e recuperar águas de pior qualidade», explica Sofia Pereira, responsável pela condução deste projecto.

A água desmineralizada é utilizada em numerosas fabricações – mais concretamente, nos processos de produção de carbonato e bicarbonato de sódio, sal e soda cáustica, entre outros – sendo também fornecida à central de co-geração, para produção de vapor.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: