Edifício Transparente

by

 

asd

 

A Cidade do Porto é conhecida a nível mundial, principalmente devido ao Vinho de Porto, e mais recentemente, por ter sido Capital Europeia da Cultura. É uma cidade que goza de grande apetência pela zona ribeirinha e à beira-mar devido à sua localização geográfica, e cujos espaços estão cada vez mais cuidados e desenvolvidos à imagem do Porto Olímpico de Barcelona ou a Expo em Lisboa.

 

 

edificio transparente1

A avenida marginal (Via Castelo do Queijo – 4 faixas de rodagem asfaltada, passagem de transportes Publicos) onde está implantado, tem um tráfego de 16 milhões de viaturas por ano e cerca de 500 mil transeuntes. Além disso, toda a área circundante (Desde o Porto de Leixões até à Ribeira) beneficiou de obras de requalificação, no âmbito da Capital Europeia da Cultura que tornaram toda esta área ainda mais valorizada. Pela sua localização e conceito, são esperadas 2 Milhões de visitas / ano. Beneficia de uma localização única para actividades ligadas à restauração e lazer tanto diurno como Nocturno.

edificio transparente2

 

 

Projecto de Reconversão

O Edifício é composto por 4 pisos, têm uma forma rectangular com cerca de 105 metros de comprimento por 15 de Largura e Altura. A Área total do Edifício é de cerca de 6.500 m2 tendo aproximadamente 4.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 9.000 m2 de área exterior.

O Edifício tem uma imagem arquitectónica marcadamente contemporânea, quer através do tratamento das fachadas e volumetrias, quer do uso de materiais contemporâneos como o vidro aço e betão.
Pretende-se criar uma imagem de grande qualidade, convidando através da transparência e iluminação à entrada no Espaço.
Assim, a elevada transparência e vislumbre do seu interior que se desenvolve a toda a altura do Edifício, funciona como chamariz e atrai a curiosidade das pessoas para a 1ª de muitas visitas. A vista inalterável de mar a todo o comprimento do edifício e o parque da cidade do outro lado são, sem dúvida, uma prioridade no desenvolvimento de todo o conceito arquitectónico e de ocupação.

 

 

O Edifício estará preparado para se adaptar às condições climatéricas, podendo estar totalmente encerrado através de janelas de vidro no Inverno e devidamente climatizado, ou totalmente aberto para aproveitamento do agradável clima temperado que se faz sentir durante os meses de Verão. A vista soberba pode assim ser apreciada 365 dias por ano, sem pôr em causa o conforto dos visitantes

 

edificio transparente3

 

 

 

  • O piso Praia terá 8 módulos destinados a Restaurantes – Bar- Esplanada, aos quais se pode aceder quer pelo interior do Edifício, quer directamente pelo exterior, e 1 módulo maior pertencente ao piso baixo do Restaurante Fashion correspondente ao Bar – Disco, que também tem esplanada privativa.
  • O piso Rua terá 1 módulo destinado a um grande e moderno snack / cervejaria / marisqueira, e um módulo destinado a uma agência bancária em exclusivo. Contempla ainda o 2º piso da discoteca correspondente ao Restaurante Fashion, com entrada independente do Espaço directamente através da rua. A Área Comum será destinada à circulação de pessoas e a exposições culturais.
  • O 1ª Piso terá espaço para a instalação do jardim de Inverno propriamente dito , onde está a Box -in- the Box, uma caixa gigante em vidro no interior do Edifício, que será destinada a um espaço comercial cultural tipo “FNAC” e a acolher eventos empresariais de alto-nível.
  • No Prumo Norte (por cima da áera de implantação da Discoteca / Restaurante Fashion) tem uma sala destinada a acolher eventos variados, com vista para o mar de um lado, e para o parque da cidade do outro, a toda a largura.
  • O 2ª piso está destinado a um Gigante Lounge Panorãmico que terá serviço de Restaurante, Caffé – Bar.
    No prumo Norte, terá 800 m2 de escritórios locáveis, todos com vista panorâmica, funcionando numa lógica de centro de negócios. Contará ainda com uma galeria de Arte para exposições permanentes.

  • Advertisements

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s


    %d bloggers like this: