Autarquias desperdiçam água

by

Mais de um quarto da água em distribuição na rede pública do país é desperdiçada, registando-se uma média de 28,5 por cento de fugas, apurou um estudo da revista Pro Teste divulgado pela agência Lusa.

O estudo mostra que as perdas de água na rede pública de abastecimento variam entre dois por cento em Mondim de Basto, com o sistema mais eficiente do país, e 54 por cento, no Alandroal, no topo da lista dos desperdiçadores.

«Actualmente, por cada 100 litros de água consumidos, apenas 58 são necessários para o fim desejado, o que mostra que a implementação do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água está muito longe de ser conseguida», disse à Lusa a coordenadora do estudo, Sílvia Menezes.

O estudo, que será publicado na próxima edição daquela revista editada pela DECO – Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor, foi feito com base nas respostas dadas por 197 das 305 câmaras municipais de todo o país, incluindo Açores e Madeira.

Apenas metade dos municípios que responderam está a aplicar pelo menos uma das 87 medidas previstas no Plano Nacional para o Uso Eficiente da Água. Dos municípios que afirmam estar a tomar medidas quanto às fugas, a mais comum é a substituição de condutas antigas.

A DECO conclui que as grandes falhas na gestão dos recursos hídricos por parte das autarquias portuguesas se centram sobretudo no excesso de fugas de água e na pouca divulgação dos resultados das análises junto dos munícipes. Os cidadãos podem aceder aos resultados do seu município na base de dados da associação, aberta a todos os visitantes, em http://www.deco.proteste.pt.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: