Termos Técnicos

by

Caros Visitantes:

     A equipa do Blog procura a vossa ajuda para aumentar a lista de termos técnicos relacionados com a Engenharia Civil. Para tal pedimos que enviem as vossas sugestões que serão devidamente analisadas para posterior publicação.

91 Respostas to “Termos Técnicos”

  1. Victor Figueiredo Says:

    Viva.
    Tenho na minha posse um pequeno dicionário técnico, em apoio digital, sobre construção (de A a Z). Se quiserem o envio façam favor de indicar o vosso e-mail, que eu terei muito gosto em remetê-lo.
    Parabéns pelo blogue e pela menção ao mesmo na revista “Engenharia e Vida”.
    Victor Figueiredo.

    • Fernando Jorne Says:

      Bom dia, sou um estudante de engenharia civil da UNL-FCT. E gostava de ter um dicionário técnico, se me puder enviar esse que tem em sua posse, agradecia-lhe muito.

      o Meu email é : fjj19248@fct.unl.pt
      Cumprimentos

      Fernando Jorne

    • Peixoto Says:

      Boa noite, sou estudante de engenharia civil na
      Estg Portalegre e o facto me puderes ajudar com a disponibilização do dicionário técnico, era uma grande ajuda para perceber muita coisa que não entendo.

      Fico muito agradecido…

      Cumprimentos, Peixoto

    • Emerson Says:

      Caro,

      será que você poderia também me remeter esse dicionário? Obrigado,

    • Regina Santos Says:

      Prezado Sr. Victor Figueiredo:

      Se possível, também gostaria de receber o dicionário técnico sobre construção (de A a Z) o qual o senhor menciona.

      Grata pela atenção e ajuda desde já,

      Regina.

    • wander Says:

      Meu Caro amigo vc poderia me enviar este dicionário, ppois estou estudando engenharia e seria de grande valia este. um abraço.
      wander meu e-mail wandogskbio@hotmail.com

    • Jessica Perez Says:

      Caro sr Jorne. Recentemente fui contratada como intérprete de inglês por uma empresa de construção civil britanica. Tenho apenas 20 anos e faço direito, então não estou acostumada com os termos tecnicos. Se puder me mandar o dicionário de termos tecnicos isso iria me ajudar extremamente.

      Agradeço desde já, Jessica Perez

      PS: jessynikity@yahoo.com.br

    • Pablo Camilo Says:

      Bom dia, sou um estudante de engenharia civil da IUESO-GO. E gostaria de ter um dicionário técnico, se me puder enviar esse que tem em sua posse, agradecia-lhe muito.

      o Meu email é : camilovipp@hotmail.com
      Obrigado!

      Pablo Camilo

    • Fernando Antônio Agra Rêgo Says:

      Boa Noite Victor Figueiredo,

      Peço se possivel, me envie uma cópia deste pequeno dicionário técnico sobre construção de A a Z.

      Desde já agradeço

      Abraço

      Fernando

    • teresa catanas Says:

      Boa tarde,

      O meu nome é Teresa Catanas, sou arquitecta.
      Caso ainda tenha disponibilidade agradecia o envio do dicionário técnico.

      Atenciosamente,
      Teresa catanas

  2. Jacinto Sepúlveda Says:

    Caro Victor Figueiredo

    Muito obrigado pelo seu apoio, e pela sua colaboração.

  3. alvaro de nardi alegre Says:

    Sou Eng. Civil e preciso saber, em termos técnicos de engenharia e/ou arquitetura e, se houver, legais, o significado de REFORMA e REPAROS em residências ou construções existente – Dependendo do significado, que para mim é claro, mas preciso desta definição de algum órgão e/ou professores/doutores de credibilidade a nivel nacional ou publicações exitentes no mercado para instruir processo que pretendo abril junto a Prefeitura de minha cidade e ao CREA-SP.
    Agradeço a ajuda e peço, se possível, que me repondam com a máxima rapidez possível pois a obra que tentarei embargar se encontra em andamento e a justificatifa da retira do 1º embargo foi a consideração de que REFORMA e REPAROS são a mesma coisa pois não houve alteração na área construida existente havendo somente demolições de paredes internas retirada total dos pisos, forro de madeira. telhas. As paredes externas algumas sofreram o fechamento de aberturas de janelas.
    Acredito que me excedi mas necessito me fundamentar pois acredito que minha briga vai ser contra gigantes.
    Obrigado
    Alvaro

  4. Patrícia Meister Says:

    Caro Victor Figueiredo agradecia-lhe o envio para meister.ambiente@gmail.com do dicionário técnico, em apoio digital, sobre construção (de A a Z).
    Obrigada. Patrícia

  5. josé Alexandre Says:

    Gostaria de conhecer os termos técnicos SINÓNIMOS de OBRAS…!

    Obrigado

    Atentamente

    José Lopes

  6. Sandra Pinto Says:

    Sr. Vitor Figueiredo gostaria de receber entao o dicionario técnico para o mail sp.sandrapinto@gmail.com.
    Muito obrigada pela disponibilidade demonstrada.
    Sandra

  7. João Pedro Matos Says:

    Caro Sr. Vitor Figueiredo,
    Ficava muito agradecido se me envia-se o dicionário técnico, em apoio digital, sobre construção.

    Obrigado pela sua disponibilidade.
    João Pedro

  8. naylton27@hotmail.com Says:

    como matricular na universidade aveiro na area de construção civil no curso medio proficional.

  9. Jacinto Sepúlveda Says:

    Caro Naylton

    Não percebi a tua questão, se a quiseres explicar melhor, será mais fácil responder.

  10. Alessandro Leite Says:

    Sou Eng. Civil e preciso saber, em termos técnicos de engenharia e/ou arquitetura e, se houver, legais, o significado de REFORMA e REPAROS em residências ou construções existente.

    Agradeço a ajuda e peço, se possível, que me repondam com a máxima rapidez possível pois estou com uma Ordem de Serviço em andamento e aguardando esta definição para elaborar termo aditivo.

    O serviço prestado foi basicamente de Impermeabilização de coberta, com retirada de manta asfáltica, nivelamento do piso e colocação de nova manta.

    Grato,

  11. Pedro Sousa Says:

    Sr. Vitor Figueiredo, gostaria de receber o dicionário de termos técnicos no mail pedrosousa81@gmail.com. Obrigado, Pedro Sousa

  12. Maria Clara Says:

    gostaria muito de receber esse dicionario tecnico ao q o senhor se refere acima!
    Me seria de grande utilidade
    grata desde já
    Clara

  13. Anderson Z. Says:

    Sr. Vitor Figueiredo, gostaria de receber o dicionário de termos técnicos no mail arntec@gmail.com Obrigado, Anderson Z.

  14. Sebastião Sanchez Says:

    Caro Vitor Figueiredo

    Se possível, gostaria de receber o dicionário de termos técnicos.

    Agradeço que me indique se terei de lhe efectuar algum pagamento.

    Atentamente

    Sebastião

  15. Victor Figueiredo Says:

    Caros colegas:

    Podem consultar os termos técnicos neste link (que faz parte da barras lateral do blogue):

    https://engenhariacivil.wordpress.com/43/

    Bom trabalho,

    Victor Figueiredo.

  16. Sandro Souza Says:

    Gostaria de saber o significado da palavra traspasse, ou seja, são ferros colocados um acima do outro, usados em vigas, etc…., onde os ferros não podem ser usados em todo seu comprimento. Desde já obrigado.

  17. Edivã Murta Says:

    Gostaria de receber de forma gratuita dicionário de termos técnicos de engenharia civil e arquitetura.

  18. Reges Lima Says:

    Gostaria de receber de forma gratuita dicionário de termos técnicos de engenharia civil e arquitetura.

  19. Elsa Santos Says:

    Boa tarde,
    Se fosse ainda possível, gostaria que me enviasse o dicionário de termos técnicos de engenharia civil e arquitectura.
    Atentamente,
    Elsa Santos

    elcrisan@gmail.com

  20. Ricardo Santos Says:

    Boa Tarde,
    Gostaria se fosse possivel que me enviasse esse dicionario da construçao civil..
    tenho um trabalho em maos sobre vistoria de edificios…
    e existem muitos termos que desconheco.
    atentamente
    Ricardo Santos

  21. António Ferrão Says:

    Olá
    Estou igualmente interessado nesse dicionário para um trabalho que estou a desenvolver, sobre monitorização de patologias em edifício.
    Muito obrigado.
    António Ferrão ( alvesferrao@mail.pt )

  22. Manoel Fagundes Says:

    Blz Vitor junior_vix2005@hotmail.com
    ae vc envia pra mim obrigado até mas!!
    por favor eu to precisando muito!!

  23. Enilson Clemente Says:

    Sr. VICTOR FIGUEIREDO, gostaria de receber em meu e-mail(enilsonclemente@yahoo.com.br) o dicionário técnico, em apoio digital, sobre construção (de A a Z). Agradeço antecipadamente.

  24. cleverson pilatti Says:

    sr. VICTOR FIGUEIREDO,tambem gostaria de receber o dicionario tecnico sou estudante de engenharia.

  25. Joaquim Arluz Nobre Says:

    Quanto ao adquirir Dicionário de Engenharia Civil – Construção e de Termos Técnico.

  26. Joaquim Arluz Nobre Says:

    O Motivo da indagação é em razão de está atuando na área propriamente dita.

  27. Marcio Aurelio Lisboa Junior Says:

    sr. VICTOR FIGUEIREDO,tambem gostaria de receber o dicionario tecnico sou estudante de engenharia.
    Agradeço antecipadamente.

  28. Victor Gulhelmelli Says:

    Sr. Vitor Figueiredo, gostaria de receber o dicionário de termos técnicos no mail gulhelmelli@gmail.com. Obrigado

    Victor Gulhelmelli

  29. Suenne Carvalho Says:

    Gostaria de receber o dicionário de termos técnicos de Engenharia e gosta també mde saber porque quem tem titulação em engenharia civil é chamado de engenheiro civil e não engenheiro das construções?
    suenne_hotmail.com

  30. Isabel Miranda Says:

    sr. VICTOR FIGUEIREDO,
    Gostaria de receber o dicionario tecnico de engenharia.
    Agradeço antecipadamente.
    Isabel (isabel_amm@yahoo.com)

  31. Monica Pereira Says:

    Sr. Vctor Figueiredo,
    Gostaria de receber através do meu e-mail(monicamps05@yahoo.com.br) o dicionário técnico.
    Desde já, agradeço.

  32. CLARISSA BATISTA Says:

    sr. Victor Figueiredo,
    Gostaria que encaminhasse ao meu e-mail , o dicionário técnico de engenharia.
    Agradeço antecipadamente.

  33. Thiago Eng. Says:

    Bom dia a todos, sou estudante de Eng. e gostaria de receber o dicionário em meu email “autocad_2000@hotmail.com”, Muito obrigado.

  34. ANA Says:

    Caro Victor Figueiredo agradeceria se enviasse para REISCLARA@HOTMAIL.COM o dicionário técnico DE ENGENHARIA de A a Z.
    E ALGUNS JARGOES DA ENGENHARIA.

    Obrigada. ANA

  35. Rui Cardoso Says:

    olá, estou enrascado, pois tenho de trabalhar com termos ingleses e não tenho dicionário algum que me ajude… Se aguém tiver um dicionário PT-ENG- PT de termos técnicos de engenharia civil eu agradecia mt…
    Cumprimentos

    ruiafcardoso@ua.pt

  36. Eng. Thiago Lima Says:

    Favor enviar ao meu e-mail: trplima@construcap.com.br, o dicionário técnico. Grato!

  37. Josan Says:

    Caro Victor,

    Agradeceria se me enviasse o dicionário técnico, em apoio digital, sobre construção (de A a Z), se possível, para o e-mail josanpaier@gmail.com.

    Grato!

  38. Vitor Says:

    Aproveitando o ensejo…

    Será que alguém poderia esclarecer uma dúvida!?

    É a seguinte, exemplo: Estou com uma obra de um prédio parada faz muito tempo, uns 15 anos (sem terminá-lo)…agora quero terminar esse prédio, mas como tem muito tempo parado, tenho que contratar um engenheiro para fazer uma “VISTORIA” estrutural para então terminá-lo. Entenderam!? Qual o nome técnico para isto??

    Obrigado.

  39. André Nogueira Says:

    Caro Victor Figueiredo
    agradecia-lhe o envio para theonecv@gmail.com do dicionário técnico, em apoio digital, sobre construção (de A a Z).obrigado pela atenção
    André

  40. Ricardo Says:

    Caro Sr. Vitor Figueiredo,

    Ficava muito agradecido se me envia-se o dicionário técnico, em apoio digital, sobre construção

    O mail e Ricardofgago@gmail.com

    Mais uma vez obrigado

  41. Daniela Says:

    Victor Figueiredo,

    Gostaria também de receber este dicionário técnico.

    Meu email é daniela.rabello@yahoo.com.br.

    Obrigada.

  42. Joao Teixeira Says:

    Caro Sr. Vitor Figueiredo,

    Ficava muito agradecido se me envia-se o dicionário técnico, em apoio digital, sobre construção

    O mail e Joao.Teixeira@portugalmail.com

    Mais uma vez obrigado

  43. Samara Silva. Says:

    Caro Victor Figueiredo,

    Ficarei muito agradecida se me envia-se este dicionário técnico da engenharia para o meu email(www.samara_esam@hotmail.com),pois no momento não tenho condições financeiras.

    Muito obrigada
    Dr. Figueiredo.

  44. Arlindo Almeida Says:

    Caro Sr. Vitor Figueiredo,

    Por favor ficarei muito agradecido se me envia-se este dicionário técnico da engenharia para o meu email(muleq19@gmail.com)

    Obrigado

  45. douglas delai Says:

    gostaria de saber mais sobre engenharia civil

  46. douglas delai Says:

    Caro Sr. Vitor Figueiredo,

    Por favor ficarei muito agradecido. se me envia-se este dicionário técnico de engenharia de costrução apoio digital para este email douglasdelai@gmail.com ou douglasdelai@hotmail.com.br

    Muito obrigado
    Dr. Figueiredo.

  47. Diogo Says:

    Estou procurando saber o que pode significar “rafts” na engenharia civil, se alguem puder me ajudar vou ser muito grato!!
    Obrigado

  48. Duarte Araújo Says:

    Sr. Vitor Figueiredo gostaria de receber o dicionario técnico em formato digital. Se for possivel, por favor envie para o mail zezoduarte@hotmail.com.
    Será de extrema utilidade este dicionario.
    Obrigado pela atenção e fico a aguardar uma resposta.
    Com os melhores cumprimentos,
    José Duarte Araújo

  49. Samanta Martins de Campos Says:

    Olá Sr. Vitor Figueiredo, se possível, gostaria de receber o o dicionário técnicoem formato digital. Meu email é samdecam@yahoo.com.br
    Desde já agradeço.
    Samanta M. Campos

  50. Maurício Cerqueira Says:

    Vitor,

    ficarei muito agradecido se me envia-se este dicionário técnico da engenharia para o meu email: mauriciocerqueira@hotmail.com

    Obrigado

  51. Jairo Rodrigues Corrêa Says:

    Olá Sr. Vitor Figueiredo, gostaria de receber o dicionario de termos tecnicos em engenharia civil formado digital. Meu email é jairoeng@yahoo.com.br
    Grato pela atenção.
    Jairo Rodrigues Corrêa

  52. Gustavo Fagundes Carvalho Says:

    Vitor,

    ficarei muito agradecido se me envia-se este dicionário técnico da engenharia para o meu email: gustavofcarvalho@hotmail.com

    Obrigado

  53. Joaquim Ferreira Says:

    Olá,
    Se fosse ainda possível, gostaria que me enviasse o dicionário de termos técnicos de engenharia civil e arquitectura.
    Atentamente,

    E-mail: jodtna@hotmail.com

  54. Ana Paula Mendes de Medeiros Says:

    Olá,
    Gostaria muito, se possível que você me enviasse o dicionário de termos técnicos de Engenharia civil para o e-mail: ana.medeiros@live.com.
    Grata desde já,

    Ana Paula M. de Medeiros

  55. saul ferreira Says:

    ola gostaria que me enviasse se possivel o dicionário de termos técnicos da engenharia civil,pois stou precisando muito.obrigado pela cooperaçao

    E-mail:saulo.bue@hotmail.com

  56. saul ferreira Says:

    olá gostaria que me enviasse se possivel o dicionário de termos técnicos da engenharia civil,pois stou precisando muito.obrigado pela cooperaçao

    E-mail:saulo.bue@hotmail.com

  57. Hassan jaime jose Says:

    pesso a quem tiver o decinario para engenheiro por favor enviar pra me. serei muito grato!

  58. Juliana Says:

    Gostaria muito de ter este dicionário de termos técnicos pois sou engenheira civil e me ajudaria muito.

  59. Carla Says:

    Se possivel, gostaria de obter informações a respeito do significado do laudo de uma AOP ( Analise de Orientação Prévia) de um terreno urbano medindo 2.300 m² onde consta entre outros itens: “manutenção de percentual mínimo 50% continua” O que isto significa?. Que soluções podem ser dadas a uma edificação imobiliária ( edificio residencial) para atender a esta exigencia?
    Temos também uma AOP do terreno vizinho a este, onde o percentual permeável é de 20%. É possivel tôda essa diferença? Como interpretar esta informação?.
    Desde já grata pela informação.
    Atenciosamente,

  60. Marília Pelegrino Says:

    Olá,
    Pesso por favor a quem tiver o dicionário técnico de construção civil
    Enviar p/

    mary.pelegrino@hotmail.com

    Obrigada.

  61. João Brito Says:

    Prezado sr.Victor, boa noite!
    Caro senhor, venho a v.sa., solicitar que se possível for que o sr. me envie o dicionário de termos técnicos de engenharia pois estou precisando urgentimente do mesmo.
    Certo de poder contar com a sua valiosa atenção, lhe agradeço antecipadamente.
    Atc.JOÃO BRITO

  62. Adaildo José Says:

    Boa tarde sr. Víctor, boa sua atitude de nos ajudar com seu dicionário de termos técnicos de engenharia, uma atitude honrosa, gostaria que mais profissionais iguais ao sr. tivessem atitudes desse porte, que nos ajude a nos formar como profissionais melhores, gotaria muito que me enviasse, pois preciso muito.

    Atenciosamente;

    Adaildo – ajlim@bol.com.br

  63. Ana Nunes Says:

    Boa Tarde, Sou recem licenciada e gostaria de receber o dicionario tecnico, pois muitas vezes, desconheco muitos termos tecnicos.

    Cumprimentos

    Ana NUNES

  64. Gisele Oliveira Says:

    Caro Sr. Victor Figueiredo:

    Gostaria de receber o dicionário técnico sobre construção (de A a Z) o qual o senhor menciona, pois estou cursando Arquitetura e Urbanismo e necessito muito de um dicionário desse.
    Obrigada por tamanha gentileza.

    Grata,

    Gisele – giselestandline@hotmail.com

  65. Marcel Modolo Says:

    Olá, ficaria muito grato caso você pudesse me enviar esse dicionário!

    duckzin@msn.com

    obrigado ;D

  66. rodrigo Says:

    boa tarde,sou estudante de engenharia civil e gostaria de reeceber este dicioinario.desde ja agradeço

  67. WANDER COUTO Says:

    alguém poderia me enviar este dicionário, serei muito grato

  68. Joice Says:

    Prezado Vitor,

    Seu engenheira civil, atuo no ramo de geotecnia e gostaria de receber uma copia do Dicionário de Termos Técnicos em Engenharia Civil. Já tive oportunidade de ver o material é muito prático e útil.

    Desde já agradeço

    Joice M.

  69. antonio pavani filho Says:

    Prezado Sr. Vitor

    Gostaria de receber uma cópia de termos técnicos, estou atuando na área de orçamentos, na construção civil, e tenho dificuldades de encontrar um os termos técnicos para escrever memoriais.
    Grato

    antonio P. Filho

  70. Ana Says:

    Bom dia, sou um estudante de engenharia civil . E gostaria de ter um dicionário técnico, se me puder enviar esse que tem em sua posse, agradecia-lhe muito.

  71. Ana Says:

    Bom dia, sou um estudante de engenharia civil. E gostaria de ter um dicionário técnico, se me puder enviar esse que tem em sua posse, agradecia-lhe muito.

  72. Bernardo Says:

    será que tu podia também me enviar o dicionário técnico? ás vezes estou lendo textos e não sei o que significa um termo, assim me seria bem útil esse dicionário

    Valeu

  73. CRISTINA Says:

    Bom dia, sou estudante de Engenharia Civil e gostaria de receber por e-mail, um dicionário técnico. Obrigada.

  74. Pedro Rios Says:

    Gostaria de saber qual o termo correcto:

    Baia de Estacionamento ou
    Baía de Estacionamento.

    Grato a todos.

  75. RICARDO ALVAIR MARTELLI Says:

    bom dia
    sou estudante na area de construção civil e necessito de dicionario , gostaria ; se possivel de saber como fazer e onde comprar ??
    sem mais
    agrato pela atenção . . .

  76. Joana Fernandes Says:

    Bom dia,
    Sou Arquitecta e trabalho com muitos clientes ingleses. Gostaria de saber se existe algum dicionário de termos técnicos português-ingles? Por exemplo agora estou a desenvolver um projecto de execução e os dicionários de tradução não contemplam este tipo de vocabulário.

    Cumprimentos,
    Joana Fernandes

  77. Reinaldo Nedel Says:

    Preciso saber a diferença e a definição de ÁREA REAL EXCLUSIVA e ÁREA REAL PRIVATIVA.

    Antecipo agradecimentos.

    Att.

    REinaldo

  78. Ana Shirley Says:

    Boa Noite gostaria de pedir para quem tiver o arquivo dos termose tecnicos me enviase pois e de grande importancia para minha vida profissional. fico no aguardo, um forte abraco.

  79. Evandro Pontes Says:

    Sou estudante de engenharia civil e gostaria muito de receber esse manual. Obrigado pela atenção.

  80. Timoteo Avelino Ponha Says:

    boa noite…!
    Sou Eng. tecnico de construcao civil, gostaria de ter um dicionario tecnico de construcao civil.

  81. Timoteo Avelino Ponha Says:

    gostei muito da vossa materia e acho que vai mi profissionalizar muito na minha profissao.

  82. vera Says:

    Olá Sr. Vitor Figueiredo, gostaria de receber o dicionario de termos tecnicos em engenharia civil formado digital. Meu email é vlds@sapo.pt
    Grata pela atenção.

Deixe uma Resposta

