Reabilitação Estrutural de Paredes Antigas de Alvenaria

by

A existência de estruturas de alvenaria antigas está difundida por toda a Europa, em centros históricos e urbanos, em diferentes tipos de estruturas (como torres, edifícios, igrejas, campanários, arcos, muros, fortes, muralhas, etc.) em elementos estruturais como arcos, abóbadas, colunas, paredes, etc. O valor patrimonial, cultural e arquitectónico que representam fez com que a conservação e reabilitação destes elementos estruturais seja, hoje em dia, de grande interesse para quem os tutela.
Recentemente, tem-se assistido à preservação das paredes exteriores dos edifícios antigos, em profundas intervenções que podem considerar-se no limiar mínimo da conservação do património arquitectónico não-monumental.

Para o efeito contribuem as naturais dificuldades de reparação dos edifícios antigos, em parte inerentes ao domínio ainda limitado que se possui das técnicas e dos materiais envolvidos. Em zonas urbanas, estas intervenções são, frequentemente, motivadas por rentáveis programas de utilização subjacentes à pressão das especulações imobiliárias, mais do que pelo estado de degradação exibido. Parece assim justifi cada a imprescindível necessidade de receber uma formação séria, regrada e metodológica no campo da conservação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: