Estádio Municipal de Braga

by

O Estádio Municipal de Braga, conhecido por “A Pedreira”, afirma-se como uma mais-valia para o concelho, valorizando a cidade e a região. Projectado pelo Arquitecto português Eduardo Souto Moura e pelo Engenheiro português Rui Furtado (da empresa Afaconsult), é uma obra de particular beleza, enquanto peça de arquitectura e de invulgar engenharia «uma grande obra de arte», que vem dar corpo ao Parque Urbano implantado na encosta do Monte Castro, na periferia da área urbana de Braga virado para o vale do Rio Cávado. O estádio é actualmente utilizado pelo Sporting Clube de Braga.

 

braga stadium

 

Trata-se de um projecto de linhas arquitectónicas inovadoras, próprias de um estádio com 30 mil lugares de capacidade e apenas duas bancadas laterais, sendo que os topos do estádio são constituídos pelo anfiteatro rupestre da encosta do monte. A cobertura assume como referência “as pontes construídas pela civilização Inca”, no Peru, de modo a iluminar a relva com luz natural, preservando assim a qualidade natural do relvado. Refira-se que esta obra foi contemplada com o Prémio Secil em 2004 (Categoria Arquitectura), e em 2005 (Categoria Engenharia Civil), prémio este que distingue de dois em dois anos pares e de dois em dois anos ímpares as mais significativas obras de Arquitectura e Engenharia realizadas nesse período.

Cobertura

O que mais se destaca no estádio é a sua cobertura. É composta por cabos “full locked coil” aos pares, afastados entre si de 3,75 m, sobre os quais apoiam duas lajes de betão que cobrem as duas bancadas do estádio. Trata-se de uma estrutura inédita por apresentar um vão de 202 m e ainda pelo facto de na zona central os cabos são livres. Foram feitos ensaios de comportamento ao vento (rígidos e aeroelásticos). O caimento da cobertura é conseguído através da variação do comprimento dos vários cabos ao longo da cobertura. A cobertura apoia-se em duas grandes vigas que fazem o coroamento das duas bancadas, nascente e poente, onde é feita a ancoragem dos cabos. A drenagem da cobertura é feita apenas por um lado, tendo para o efeito dois “aquedutos” em aço inox duplex, saindo em consola do talude da antiga pedreira.

Bancadas

A bancada nascente é estruturalmente constituida por montantes (consolas) com 50 m de altura que , ao serem “furadas”, dão apoio àslajes dos diversos piso de foyers do Estádio. A sua localização longitudinal é assegurada pelas lajes existentes sob os degraus das bancadas. Da bancada nascente salienta-se a esbelteza dos montantes que têm apenas 1 m de espessura. Depois da cobertura, a bancada poente é talvez o elemento estruturalmente mais complexo, pela diversidade de problemas encontrados, como montantes ancorados em rocha e em saibro, funcionamento de conjunto da estrutura com o solo, compatibilização do funcionamento estrutural de estruturas com comportamento rigido diferente, fundações sobre banquetas instáveis.

Relvado

Relvado é uma forma de dizer, porque por baixo dele esconde-se um outro edifício com dois pisos, com parques de estacionamento, balneários e outros serviços de apoio. Foi feito o controle das consequências de retracção e das variações térmicas, que levou à utilização de aparelhos de apoio no topo de alguns pilares que garante o apoio á laje do relvado, especialmente bem integrados pela arquitectura.

Trabalhos de escavação e estabilização

Escavação começou em Agosto de 2000 e terminou em Fevereiro de 2002. A escavação e contenção dos taludes necessária para a construção do estádio é por si só uma grande obra. Deu origem à escavação de 1.700.000 m³ de saibro e rocha e obrigou à contenção de grandes taludes de rocha em que, as diáclasses tinham uma orientação desfavorável. A contenção do talude foi feita com uma malha de ancoragens e pregagens que asseguram a sua estabilidade. O comportamento dos taludes é registado por um conjunto de inclinómetros e células, ligadas ao sistema de monitorização do estádio.

Dados Gerais:

  • Volume de rocha escavada: 1013515 m³;
  • Volume de saibro escavado: 698496 m³;
  • Ancoragens: 5504 m;
  • Pregagens: 724 m;
  • Betão: 88958 m³;
  • Aço A500 em armadura ordinária:14772495 Kg;
  • Aço em perfis e chapas: 100781 Kg;
  • Aço inox: 107296Kg;
  • Cofragens: 230 580 m²;
  • Cabos Full Locked Coil em cobertura: 13736 m (517657 Kg).

Mais Informações:

Fontes: Revista “Engenharia e Vida”; GPBE – Revista do Grupo Português de Betão Estrutural

Anúncios

9 Respostas to “Estádio Municipal de Braga”

  1. xm carreira Says:

    Realmente é uma coisa que eu nunca tinha visto, um estádio entre rochas.

    AFA= Adão da Fonseca e Associados, não é?

  2. Pedro Morgado Says:

    Parabéns pelo texto sobre o estádio mais bonito do mundo.

  3. Jacinto Sepúlveda Says:

    Sinceramente não sei se AFA quer dizer isso.

    Cumprimentos

  4. victorfigueiredo Says:

    É uma das minhas falhas no norte de Portugal.
    Penso que este projecto tem a engenharia como co-autora na concepção, em todas as vertentes.
    É uma grande obra de engenharia.

  5. Nuno Santos Says:

    Bom dia, é só esclarecer a dúvida relativa à empresa AFA, o nome está correcto, tem como base o nome do Eng. Adão da Fonseca, professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

  6. Filipe Villarinho Pereira Says:

    Tenho pena que não haja uma referência à construtora.
    Apesar disso, muitos parabéns pela página.

  7. Jacinto Sepúlveda Says:

    Caro Filipe Villarinho Pereira

    pelo que me pareceu pertence á empresa Soares da Costa

    Bom, não percebi bem o seu comentário quanto á referencia á sua empresa ( se era neste post ou no Blog)

    Se consultar a barra lateral no blog (página inicial) poderá ir ao separador “empresas” e encontrará lá um link para ela

    Se quiser esclarecer o seu comentário.

    Cumprimentos

  8. Daniel Silva Says:

    Gostava de poder receber uma amostra do projecto do estádio de Braga.

    Pois estudo construção civil e gostava de conhecer as estruturas.

    P.s. respondam

  9. roni sanches Says:

    boa tarde gostava de receber uma amostra do estadio de braga , pois sou estudante e queria ver como e feito o estadio desde a face inicial incluindo escavaçoes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: