Ponte Móvel no Porto de Leixões

by

A ponte móvel de Leixões abriu ao trânsito no passado dia 30 de Julho, uma obra que requereu um investimento de 14 milhões de euros. A estrutura, com um vão de 92 metros, constitui-se como a quarta maior ponte basculante do mundo, e permite agora o alargamento simultâneo do canal navegável de 59 para 77,5 metros, uma medida que representa um aumento significativo da capacidade do Porto de Leixões.

foto ponte leixões

A construção da nova ponte torna assim possível a entrada de navios de maiores dimensões no porto, sendo que a sua leveza e o inovador sistema hidráulico facilitam a sua abertura e fecho, o que permite melhorar o tráfego e reduzir significativamente o tempo de espera entre as duas margens do Rio Leça.
A ponte representa ainda uma maior comodidade para o trânsito pedonal, bem como uma maior fluidez do tráfego rodoviário e a possibilidade de atravessamento de um Minibus.

Ponte basculante do porto de Leixões

A obra está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões, um projecto de melhoria das acessibilidades marítimas, que tem por objectivo aumentar significativamente a capacidade de resposta e competitividade do porto.

Algumas Fotos

Advertisements

7 Respostas to “Ponte Móvel no Porto de Leixões”

  1. Victor Figueiredo Says:

    Martifer, Martifer…, são imparáveis.

  2. JOSÉ MODESTO Says:

    Leça sempre…. Bonita

  3. Rafael Says:

    seria possivel que me facultassem o projecto da ponte? queria construir uma em miniatura para o meu trabalho de final de curso…! preciso do funcionamento, se me puderem ajudar! com os melhores cumprimentos
    Rafael Pereira

    P.S: se conseguirem respodam rapido

  4. Ivo Seara Says:

    Caro Rafael, neste momento o tempo aperta a todos e a disponibilidade torna-se um pouco limitada. No entanto o pessoal do blog faz tudo por ajudar os seus leitores. Desse modo envio-te um link de umas digitalizações que fiz esperando que a informação enviada seja util no teu trabalho. …Faz o download dessas informações consultando o link:

    http://www.sendspace.com/file/jco4le

    Cumprimentos a todo o pessoal

  5. Albano Chaves Says:

    Lê-se acima: “… permite melhorar o tráfego e reduzir significativamente o tempo de espera entre as duas margens do Rio Leça.” Houve, de facto, melhoras, mas o tempo de espera entre o sinal vermelho e o verde é bastante superior ao que se verificava com a ponte anterior. Será uma questão de programação do computador?
    Além disso, seria muito útil um semáforo na Rua Hintze Ribeiro a uns 150 metros (sentido poente nascente) da rotunda de acesso à ponte que indicasse aos automobilistas se a ponte estava aberta ou fechada, dado que depois de se entrar no acesso à ponte já não é possível inverter a marcha.

  6. JORGE ANDRÉ Says:

    Caro Albano Chaves, passados 3 anos, foi posto finalmente em vário locais estratégicos, placar’s que indicam que a ponte irá abrir.
    Uma grande ajuda…. FINALMENTE

  7. Rui Gavina Says:

    Será possivel facultarem novamente elementos de projecto desta ponte?
    Gostaria de fazer um pequeno estudo sobre as ligações para englobar num trabalho de final de curso.
    Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: