Novo tratamento de águas residuais

by

Um novo sistema de tratamento de águas residuais pode reduzir para metade a área das actuais estações de tratamento de águas residuais (ETAR).

Um grupo dos investigadores da universidade de Granada estudou um sistema de tratamento de águas residuais que tivesse três grandes vantagens comparadas aos sistemas usados actualmente: é possível obter uma água mais barata com qualidade mais alta, reduz consideravelmente o tamanho de estações de tratamento (para menos de metade) e minimiza a produção de lamas resultantes do processo.

O Sr. Poyatos usou uma tecnologia nova, baseada em uma membrana em Sistemas de Reactor biológico que torna possível encurtar o processo do “limpeza” da água (por que lama activada é separada), eliminando o estágio sabido como “decantador secundário.” A estrutura de cada estação tem actualmente quatro estágios: pré-tratamento, decantação preliminar, reactor biológico e decantador secundário. Um tratamento terciário pode também ser adicionado sempre que a água é usada para certos fins.

A pesquisa realizada na Universidade de Granada concluiu que podia reduzir o tamanho do reactor biológico entre 40 e 60%, e podia eliminar completamente decantador secundário. “No futuro – explica o investigador — nós poderíamos mesmo suprimir o estágio decantação preliminar.” Na troca, os cientistas da Universidade de Granada incluíram “uma secção de processos biológicos” na sua estações de tratamento, que poderia fazer possível separar a água da lama ativada por um processo do filtração na membrana.
O sistema pesquisado e optimizado torna possível tratar um maior fluxo de água em um purificador menor, “e o edifício, envolveria uma menor construção e menos cara.” A instalação é consequentemente muito mais barata do que a instalação das estações com tratamento terciário, e ele também torna possível usar a água imediatamente depois do tratamento biológico.

Fonte: ScienceDaily (noticia traduzida)

Advertisements

Uma resposta to “Novo tratamento de águas residuais”

  1. xm carreira Says:

    O “Sr.” Poyatos deve de ter trinta e é bolseiro da Universidade de Granada. Aínda não tem praça de professor nem despacho, infelizmente.

    Personal docente

    POYATOS CAPILLA, JOSE MANUEL – BECARIO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: