Alcochete é viável para novo aeroporto de Lisboa

by

O Campo de Tiro de Alcochete é viável como alternativa ao aeroporto da Ota, escreve a edição de hoje do semanário Expresso, citando fontes do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

O semanário adianta que o estudo sobre a viabilidade do campo de tiro de Alcochete como aeroporto deverá ficar «pronto na primeira semana de Setembro, altura em que o relatório final será entregue ao Governo».

«Não há nada que inviabilize a continuação dos estudos sobre a localização de um aeroporto em Alcochete», terá dito ao Expresso fonte técnica do LNEC.

O jornal cita o ministro das Obras Públicas como afirmando que «não tem preferência pela localização do aeroporto».

Ainda sobre este assunto, o primeiro-ministro disse hoje que o governo decide no início do próximo ano a localização do novo aeroporto de Lisboa, com base num estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil que está a comparar a Ota com Alcochete.

«O LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) vai estudar a comparação entre esse sitio [Alcochete] e o da Ota de forma a que o governo possa tomar uma decisão no principio do próximo anos», disse José Sócrates.

O jornal Expresso refere hoje que, segundo a análise que esta a ser desenvolvida pelo LNEC, o campo de tiro de Alcochete é viável como alternativa à Ota para a construção do novo aeroporto de Lisboa.

Segundo o semanário, o estudo ficará pronto na primeira semana de Setembro, altura em que o relatório final será entregue ao governo.

José Sócrates, que falava hoje em Setúbal à margem de uma cerimónia de entrega de computadores com acesso á Internet no âmbito do Plano Tecnológico, adiantou que Alcochete não tinha sido estudado no passado por razões que tinham a ver com a ocupação do campo de tiro ao serviço do Ministério da Defesa.

«A novidade é que a Defesa acha que utilização do campo de tiro não é essencial para o cumprimento das suas missões de defesa», acrescentou.

O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que também participou na cerimónia em Setúbal, referiu que o relatório só deve ser entregue em Setembro.

Segundo Mário Lino, o que está em causa não são entraves ambientais porque qualquer localização para um projecto desta dimensão tem problemas ambientais.

«O que interessa saber é se é viável e o laboratório vai comparar as suas localizações do ponto de vista de custos, operacionalidade, da gestão do espaço aéreo e do ponto de vista ambiental também», disse.

De acordo com o ministro das Obras Públicas, o LNEC irá fazer uma comparação e até ao final do ano fornecerá a resposta.

«Aguardamos. O que qualquer membro do governo quer é que o aeroporto seja localizado no melhor sítio para o país», adiantou.

Fonte: Portugal Diário  e  Jornal Expresso

Outros Entradas:

Anúncios

Uma resposta to “Alcochete é viável para novo aeroporto de Lisboa”

  1. Carlos Renato da Silva Says:

    sou formado em técnico de segurança do trabalho, eu quero trabalha nesta área

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: