Fontes Pereira de Melo – o homem de “ferro”

by

O homem criou e foi cara do 1º Ministério das Obras Públicas

fontes pereira de melo“António Maria de Fontes Pereira de Melo (Lisboa, 1819 — Lisboa, 1887) foi um dos principais políticos portugueses da segunda metade do século XIX. Era filho de João de Fontes Pereira de Melo que foi governador de Cabo Verde por duas vezes. António Maria nunca foi governador de Cabo Verde mas foi eleito deputado pelas ilhas, o que foi o primeiro passo para uma brilhante carreira política.

Depois de um período de agitação política que marcou a primeira metade do século XIX, teve início em 1851 uma nova etapa da monarquia constitucional portuguesa.

Esse período foi chamado de Regeneração, pois os governos tentaram recuperar o atraso em que Portugal vivia em relação a outros países da Europa, através da modernização da administração e do desenvolvimento económico do país. No primeiro governo da Regeneração foi criado um novo ministério, o das Obras Públicas, do qual Fontes Pereira Melo se encarregou.” in Wikipédia

“O fundador do Ministério das Obras Públicas não só teve de enfrentar o negativismo da oposição e, até, de alguns membros do seu próprio partido, como também a ira dos “senhores rurais”, dos “almocreves” e dos “camponeses”, dos “credores do Estado” e dos “párocos”. Enfim, Portugal preferia as estradas ao caminho-de-ferro, mas a convicção profunda de Fontes acabou por prevalecer.” Paulo Vida in O Comboio

“Fontes Pereira de Melo aumentou o número de estradas, construiu o primeiro troço dos caminhos-de-ferro, que ligava Lisboa ao Carregado, iniciou a construção de outros dois caminhos-de-ferro (Vendas Novas e Sintra) e montou a primeira linha telegráfica.

Além dessas obras, iniciou a revolução dos transportes e das comunicações inaugurando carreiras regulares de barcos a vapor, os serviços postais e as redes telefónicas.

A sua promoção das obras públicas ficou conhecida como o fontismo.” in Wikipédia

“De tal modo que, quando morreu, Portugal já dispunha de 1.500 kms de vias-férreas. E a título exemplificativo, note-se o facto de ter sido Fontes Pereira de Melo, enquanto presidiu ou teve lugar nos governos, quem planeou 1.775,7 kms de linhas, contra os apenas 377,6 kms. idealizados pelos executivos de que não fez parte. O mesmo é dizer que, percentualmente, Fontes projectou 82,5% dos 2.153 kms. de caminhos-de-ferro construídos ou traçados entre 1856 e 1886. Era desta forma que combatia a oposição e silenciava os críticos.

“Fontes Pereira de Melo morreu pobre e na solidão. Enquanto viveu, “destacouse pela honestidade” e “o país gozou de uma liberdade de expressão ímpar”, recorda Filomena Mónica, a autora da sua biografia política. Por tudo isto, Fontes Pereira de Melo deve ser hoje lembrado e homenageado veementemente.” Paulo Vida in O Comboio

Advertisements

27 Respostas to “Fontes Pereira de Melo – o homem de “ferro””

  1. dario Silva Says:

    O nome do jornalista é Paulo Vila.

    Dario Silva

  2. Emanuel Says:

    Estou a brincar

    • JOSÉ LUÍS GORDO Says:

      SEM ,FONTES PEREIRA DE MELO.PORTUGAL ESTARIA AINDA HOJE NA ULTIMA CARRUAGEM DA EUROPA. A HONESTIDADE DOS POLÍTICOS DAQUELA ÉPOCA ERA O OPOSTO DE MUITOS SENHORES DE AGORA, QUE VÃO PARA O PODER POBRES E SAEM RICOS.SEM DE QUE NADA FAÇAM PARA MELHORAR A VIDA DESTE POBRE E ABANDONADO POVO.NÃO É QUE TENHA SAUDADES DE SALAZAR, MAS TENHO SAUDADES DA SUA HONESTIDADE.

  3. danielli Almeida Says:

    Está muinto interessante

  4. eeeeeeeeeeeee Says:

    podiam resumir mais isso mas esta muito interessante

  5. jorge Says:

    isto esta uma merrdaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  6. DFGVDC Says:

    tens uma boa copy paste ou seja um plágio ; crime

  7. Jacinto Sepúlveda Says:

    Sr. DFGVDC (DFEGFYGDEFGEF@HOTMAIL.COM),

    em relação ao seu comentário, aconselho-o a consultar o dicionário da lingua portuguesa, o qual nos diz:

    de plágio

    v. tr. e int.,
    apresentar, como seu, trabalho literário ou científico copiado de obra alheia; copiar, reproduzir, fazendo passar por original;imitar servilmente (trabalho de outrem).

    Ora, para acusar de plagio, certamente leu o texto, então com toda a certeza reparou no texto entre aspas, e também reparou certamente que no final de cada transcrição vem o autor do texto. Portanto, penso ter esclarecido o seu comentário pouco apropriado e feito de forma pouco etica.

    Cumprimentos

  8. sei la Says:

    olhem podiam resumir mais isto, e qe assim nau me davam trabalho, qer diser agora ainda vo ter qe ir resumir isto po meu trabalho!!!!!!!

  9. D@nielit@ Says:

    O senhor e muito feio para o meu gosto.lolol…..

  10. rita Says:

    ISTO ESTA REALMENTE INTERESSANTE, MAS PODIAM NA VERDADE REDUZIR.PELO MENOS ERA MAIS FACIL PARA MEU TRABALHO. AH E O SR. JACINTO RESPONDEU E MUITO BEM AO DESAVERGONHADO SR. DFGVDC.

    MUITO BEM.

    CUMPRIMENTOS……………..*Rita*

  11. girl Says:

    isto tá bom mas ademito que podia tar melhor e ter ais texto assim o setor dava-me melhor nota

  12. vania Says:

    eu por acaso adoro estudar puriso acho que está muito bom e a minha professora vai me dar de certeza uma boa nota…

    Adorei!!!!!!

    e voces:girl,ect e todos os outros…voces sao mesmo estúpidos.

  13. nuno Says:

    bem para mim isto esta o melhor.
    a quem nao goste mas eu gosto

  14. joao Says:

    que vigode

  15. joana Says:

    foi um bom homen

  16. tiago Says:

    acho bem terem posrto sobere o fontes pereira de melo.
    parabéns

  17. Tiago Alves Says:

    Está simples e para um resumo muito rapido de quem foi este grande senhor e o que significou para o nosso país está bom.
    Porém para uma análise mais profunda da vida de Fontes Pereira de Mello recomendo o dicionário historico que quanto a mim dá um grande aprofundamento de todos os factos historicos com a sua assinatura. Cumprimentos.

  18. Tiago Alves Says:

    E já agora quero retficar uma gafe recorrente quando se fala da morte de figuras historicas. Fontes Pereira de Melo não morreu na solidão nem pouco mais ou menos, ele era apreciado por todas as gentes quer dentro das lides políticas quer fora das mesmas não só em portugal como em toda a Europa, além disso coleccionou inúmeras condecoraçoes, algumas das quais condizentes de um prestígio ímpar e não nos esqueçamos que estamos a falar de um país pequeno. Sendo assim fica a nota que Pereira de Melo morreu na sequência de uma doença que deu pouco tempo de resposta a qualquer tentativa de cura isto quando se preparava para arrancar com nova campanha pela oposição progressista e como indica o dicionário histórico ” A sua morte causou a maior sensação, tanto a amigos como a adversários, e a sua falta foi geralmente sentida, porque se perdera um dos maiores estadistas de Portugal. O seu funeral foi uma homenagem, verdadeiramente imponentíssima e solene”. fiquem bem e bons estudos 🙂

  19. JOSÉ LUÍS GORDO Says:

    SE NÃO FOSSE FONTES PEREIRA DE MELO PORTUGAL AINDA ESTAVA NA ULTIMA CARRUAGEM DA EUROPA.HOMEM IMPÁR NA GOVERNAÇÃO DE PORTUGAL. COMO ELE FOI SALAZAR: EMBORA NA TENHA SAUDADES DO MESMO, MAS RECONHEÇO A SUA HONESTIDADE

  20. TATIVIC Says:

    Fontes Pereira de Melo, ou o Pai do Comboio, ou, ainda, o 1º. Primeiro Ministro a criar o Ministério das Obras Públicas, merecia mais, muito mais do que esta tristeza de comentários sem nexo, a maioria deles e, ainda por cima, num autêntico tratado de “como assassinar a língua portuguesa”.
    Aconselho aos ilustres comentaristas, que passem a fazer-se acompanhar de uma gramática, já que, é impressionante o “volume” de erros aqui patenteados!!- Só 2 exemplos: a Vânia escreve esta barbaridade: “…adoro
    estudar PURISO(!!!2erros numa só palavra!); Outro, O Tiago:” SOBERE” e, mais abaixo, RETFICAR!!!- Meus amigos, se algum professor vosso lê estas
    misérias todas…Já passaram o ano…por baixo da mesa!!! Assim vai o nosso ensino!!!

  21. vatcy Says:

    eu gostei de algumas partes boas aqui e está excelente !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!pelo menos está mais reduzido do que outros sites aí

  22. Britney Spears Says:

    Acho um máximo a história e o período em que Portugal viveu no século XIX.

  23. Britney Spears Says:

    LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. madona Says:

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a5/Fontes_Pereira_de_Melo.jpg parece o pirata das caraibas

  25. carlos Says:

    muito mau, não tem referencia a datas e é tudo praticamente copy-paste!
    uma merda!

  26. Andrade Says:

    Tá mt bom…. Mas podia tar melhor!!! Podia tar resumido!!!…

    Comprimentos: Andrade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: