Banca financia 47 por cento dos investimentos da água até 2013

by

Os sistemas de gestão de água e águas residuais terão de pedir 1800 milhões de euros de euros à banca para financiar o volume de investimentos que ainda falta realizar nas vertentes em baixa e em alta, num total de 3800 milhões de euros segundo o traçado no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais 2007-2013 (PEAASAR II). Ou seja, a banca terá um peso de 47 por cento no investimento total, enquanto a comparticipação comunitária se ficará pelos 25 por cento.

De acordo com dados divulgados por Arnaldo Pêgo, administrador da Águas de Portugal, dos 3,8 mil milhões de euros que terão de ser investidos nesta nova fase de infra-estruturação, apenas 1000 milhões deverão ter um apoio a fundo perdido (25 por cento) e outros 1000 milhões provirão de capitais próprios, ou seja, capital social e/ou autofinanciamento das empresas (25 por cento). As entidades gestoras deverão ir buscar ao Banco Europeu de Investimento cerca de 1,4 milhões de euros, isto é, cerca de 35 por cento do investimento total, e à banca comercial 400 milhões de euros (10 por cento).

O corte nos fundos comunitários vem acontecendo desde pelo menos 1994-1999, correspondente ao II Quadro Comunitário de Apoio (QCA), em que tiveram um peso de 85 por cento, valor que subiu para 34 por cento em 2000-2006 (III QCA).

  • Autor: Mónica Rosa
  • Fonte: Portal do Ambiente
Anúncios

2 Respostas to “Banca financia 47 por cento dos investimentos da água até 2013”

  1. xm carreira Says:

    Acho uma óptima notícia. Esta mistura do privado e o público é o futuro para Portugal. A banca tem de se implicar no investimento em obra pública. O Estado sozinho não pode financiar tudo.

  2. Francisco Neves Says:

    muito boa noticia…esperemos que se concretize

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: