Barragens ameaçam qualidade dos rios

by

Plano Nacional contém número excessivo de infra-estruturas, diz Liga para a Protecção da Natureza

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) criticou hoje o plano nacional de barragens por contemplar um número excessivo de infra-estruturas que põem em risco o bom estado ecológico dos rios portugueses.

A associação ambientalista considera que as barragens têm impactos muito significativos sobre os rios e que o Governo não está a cumprir as orientações da Directiva-Quadro da Água, no sentido de identificar pressões e desenvolver indicadores para avaliar a qualidade ecológica da água e aplicar medidas que permitam atingir um bom estado de todos os rios.

«O bom estado ecológico significa manter a biodiversidade», adiantou à Lusa o presidente da LPN, Eugénio Sequeira, lembrando que 60 por cento dos peixes de água doce em Portugal estão ameaçados de extinção.

O dirigente ambientalista apontou ainda outros riscos associados à construção de barragens, como o facto de diminuir o escoamento a montante e consequentemente agravar a poluição. «Se os rios não correm, não há nutrientes nem saúde nos estuários», alertou o especialista. Outro dos efeitos negativos prende-se com a erosão costeira, «já que é preciso haver caudais suficientes para transportar areia para a costa». Eugénio Sequeira afirmou que as dez barragens planeadas «são excessivas» e que embora possa haver benefícios imediatos, as consequências a longo prazo vão ser graves. Para a LPN, as alternativas à construção de mais barragens seriam o aumento da eficiência energética, redução dos consumos e produção de energia onde é consumida, recorrendo a fontes renováveis de baixo impacto.

Fonte: Portugal Diário

Anúncios

Uma resposta to “Barragens ameaçam qualidade dos rios”

  1. Barragens portuguesas para cumprir… Quioto « Engenharia Civil Says:

    […] Engenharia Civil Tudo Sobre Engenharia Civil « Barragens ameaçam qualidade dos rios […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: