Chão radiante:Técnica cada vez mais usada na construção

by

O chão radiante não é mais que uma rede de tubagens, instaladas por baixo do soalho da habitação. 

Ligado ao sistema de aquecimento central da habitação, o piso radiante permite a distribuição da temperatura, de modo uniforme e controlada individualmente, divisão a divisão, através dos termóstatos.

O sistema de piso radiante pode ser instalado em qualquer tipo de infra-estrutura, de preferência em fase de construcção ou remodelação, pois irá ser colocado debaixo do soalho e coberto por cimento.

O piso radiante requer uma altura de cerca de 6 a 8 centímetros.
Por cima da placa de cimento deverá ser colocado isolamento junto às paredes (isolamento periférico).
Na parte superior colocam-se as tubagens, que serão depois recobertas por cimento.

  • Vantagens:

– Como está debaixo do soalho, não ocupa espaço.
– Este sistema de aquecimento é practicamente invisível.
– Por estar coberto, não ressaca o ar nem queima poeiras.
– amigo do ambiente, pois não gera fumos, não liberta gases, não provoca odores nem ruídos.
– Temperatura uniforme. como está distribuído pelo chão, a temperatura é igual igual em toda a divisão.
– Possibilidade de controlar a temperatura divisão a divisão, através de termóstatos individuais.
– É o sistema que melhor serve as necessidades dos espaços públicos, como bibliotecas, museus, escolas e igrejas, pois pode-se estabelecer um programa de conforto para os dias e horas de funcionamento. Não há qualquer elemento que esteja à disposição dos utentes.
– Não provoca o envelhecimento prematuro dos materiais.

 

O piso radiante é já considerado pela maioria dos técnicos como solução ideal para o aquecimento de qualquer empreendimento.Seja uma vivenda, apartamentos, lojas, escolas, lares de idosos ou outro equipamento, continua a configurar-se como a melhor solução.Com o aquecimento por piso radiante pode contar com todo o espaço e toda a liberdade. O piso radiante é saudável, uma vez que não resseca o ar/oxigénio e não carboniza poeiras. O piso radiante apresenta-se como o sistema de aquecimento mais confortável, económico, saudável, ecológico, funcional e seguro.

Fonte:Enat

5 Respostas to “Chão radiante:Técnica cada vez mais usada na construção”

  1. Rodrigo Oliveira Says:

    Boa tarde,

    Estou interessado em instalar um piso radiante a água na minha moradia, no entanto não tenho a disponibilidade para a aquisição da máquina de aquecimento.

    Gostaria de saber se há algum impacto ou consequência (fissuras, deformações) no pavimento cerâmico, devido a dilatações, uma vez que não pode ser testado o sistema de aquecimento.

    Obrigado pela vossa informação.

    Rodrigo Oliveira

  2. Jacinto Sepúlveda Says:

    pessoalmente não faço a menor ideia. contudo penso que para temperaturas ditas “normais” não haver´problemas, pois o proprio pavimento ceramico aquando da sua colocação certamente apresenta juntas, contudo deve consultar os fabricantes desse tipo de materiais e procurar junto deles informação sobre outros casos onde eles tenham aplicado.

  3. Luis Falacho Says:

    Eu tenho este tipo de aquecimento e estou satisfeito.
    Quanto a algum impacto ou consequência (fissuras, deformações) no piso não tenho nada a assinalar.

  4. LC Says:

    Nos quartos: Piso radiante ou chão de madeira (flutuante por exemplo)?
    Visto esta ser uma divisão para muitos não considerada como de estar justificará a aplicação deste sistema de aquecimento ou será melhor um aparelho de ar condicionado devido à rapidez de aquecimento do ambiente?

    Cumprimentos

  5. Rita Pereira Says:

    Tenho instalado piso radiante a água e estou muito contente. Relativamente às fissuras, na minha casa tenho cerãmica e madeira flutuante e nunca vi nada partdio e estalado. Se as coisas forem bem feitas não terá problemas.
    Em relação aos consumos estou muito satisfeita é sem dúvida um aquecimento económico. O piso radiante que tenho é da marca MULTIBETON. Aconselho pela qualidade do produto e do seu profissionalismo. Só tenho a dizer bem!

Deixe uma Resposta

