Demolição do Estoril-Sol reaproveita resíduos

by

A Edifer e a Somague, consórcio responsável pela demolição do Hotel Estoril-Sol, apresentaram os resultados deste projecto quanto ao reaproveitamento dos resíduos de construção e de demolição (RCD), durante a conferência anual da BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, realizada ontem em Lisboa. A demolição resultou no reaproveitamento de 21 mil toneladas de ladrilhos, telhas e materiais cerâmicos, 82 mil toneladas de betão, 150 toneladas de madeira e 3400 toneladas de ferro e aço.

O total de inertes, mais conhecido por entulho, sofreu um processo de britagem, que «reduz a granulometria do betão e das alvenarias, promovendo a maximização da capacidade de transporte e redução dos custos», sublinhou o director de desenvolvimento organizacional da Edifer, Sebastião Gaiolas, porta-voz na conferência do consórcio Edifer/Somague. «É inconcebível extrairmos os recursos naturais sem sequer os reaproveitar», rematou.

No caso concreto do Estoril-Sol, parte desse entulho foi encaminhado para o aproveitamento em outras obras, o que permitiu reduzir custos de matéria-prima, e inclusive, salientou Sebastião Gaiolas, não adquirir nova matéria-prima. A triagem do ferro e do aço permitiu a sua valorização pela siderurgia.

Ao mesmo tempo, reduziram-se os custos e volumes associados à sua deposição em aterro. Segundo contas da Edifer/Somague, não separar resíduos implica custos quatro vezes superiores no caso da mistura de resíduos não perigosos. Se houver mistura de resíduos com contaminação os custos são 20 vezes mais elevados. «Além da mistura indiscriminada ser uma má prática, os resíduos, se forem separados, representam para as construtoras um grande benefício económico», analisou Sebastião Gaiolas.

  • Autor/Fonte: Ana Cristina Ferreira in Portal do Ambiente Online
Anúncios

Uma resposta to “Demolição do Estoril-Sol reaproveita resíduos”

  1. Hernany Says:

    Boa boa!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: