Novo aeroporto será em Alcochete

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O estudo encomendado pelo Governo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) concluiu que a localização do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete é do ponto de vista técnico e financeiro «globalmente mais favorável» do que a Ota.
Este é a principal conclusão do estudo do LNEC sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, que consta da síntese executiva do documento a que a agência Lusa teve acesso.

Na síntese, o LNEC refere que a conclusão assenta essencialmente no facto de Alcochete ganhar à Ota em «quatro dos sete factores críticos de decisão».

«Segurança, eficiência e capacidade das operações do tráfego aéreo»; «sustentabilidade dos recursos naturais e riscos»; «compatibilidade e desenvolvimento económico e social»; «avaliação financeira» são os quatro factores em que a localização do aeroporto em Alcochete se apresenta mais favorável, segundo o LNEC.

A Ota vence nos restantes três: «conservação da natureza e biodiversidade»; «sistemas de transportes terrestres e acessibilidades»; e «ordenamento do território».

No entanto, de acordo com o estudo do LNEC, «o sentido favorável à zona da Ota para esses factores críticos é atenuado» caso sejam «seguidas directrizes propostas para o caso da localização recair na zona do Campo de Tiro de Alcochete».

«Contrariamente à localização na zona da Ota, a localização do novo aeroporto de Lisboa na zona do Campo de Tiro de Alcochete é uma hipótese muito recente, para a qual não se verificou um grau de desenvolvimento de estudos comparável, visando, nomeadamente, a optimização de soluções de implantação e a redução de impactes negativos», salienta o LNEC.

Ainda neste sentido, o LNEC adianta que a localização em Alcochete não foi contemplada em planos e projectos, por exemplo, «de acessibilidades e ordenamento do território, donde é ainda expectável a possibilidade de obtenção de benefícios, em termos comparativos, para esta localização.

No capítulo da segurança, o LNEC concluiu ser »possível, em qualquer das duas localizações analisadas, garantir padrões de segurança operacional adequados«, mas quanto à »eficiência e capacidade das operações do tráfego aéreo« os elementos disponíveis indicam Alcochete como »mais favorável«.

»Do ponto de vista estritamente financeiro«, o estudo do LNEC concluiu que »existe uma vantagem da alternativa da localização na zona do Campo de Tiro de Alcochete face à zona da Ota«.

Essa vantagem é expressa »numa menor exigência de investimento total (Ota: 5.191,2 milhões de euros; Campo de Tiro de Alcochete: 4.926,6 milhões de euros; a preços de 2007)« e »na existência de um valor actualizado líquido (VAL) diferencial positivo (VAL Ota: 1.655,28 milhões de euros; VAL Alcochete: 1.986,4 milhões de euros; VAL diferencial entre Ota e Alcochete: -331,1 milhões de euros«.

Fonte: Diário Digital

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