Viver numa mini central eléctrica

by

O Decreto-Lei nº 363/2007 veio permitir aos consumidores domésticos tornar-se microprodutores de electricidade renovável até um limite máximo de 3,68 kWh. A lei ainda tem de ser regulamentada, algo que se prevê aconteça em Fevereiro, e pode ser uma revolução na produção de electricidade.Quem investr nestes equipamentos pode tornar-se auto-suficiente e ainda obter lucros a médio prazo. A Quercus aplaude, mas aponta alguns problemas…

O que pode instalar na sua casa? 

  • Água quente solar: Painéis que aproveitam a energia solar para aquecimento de água.

Análise da Quercus: Os ambientalistas estimam entre 2000 e 2500 euros o investimento que uma família terá de fazer para se tornar a casa auto-suficiente nesta energia. A poupança em gás/electricidade amortizará o investimento em 5/6 anos(3, caso haja benefício no IRS)

  • Painéis fotovoltaicos: Podem instalar-se em telhados de moradias , condomínios, empresas ou armazéns para produzir electricidade. A lei favorece a microgeração por fonte solar, paga uma tarifa mais favorável(65 cêntimos kWh), mas os equipamentos são os mais caros, durando cerca de 20 anos.

Análise da Quercus: Um consumidor que queira ser produtor terá de investir cerca de 12 mil euros, para produzir 3,68 kwh, o limite máximo que pode vender à rede.Como nos primeiros 5 anos cada kwh será vendido a 65 cêntimos( depois poderá baixar), a Quercus  estima que o inestimento só será amortizado em 10 anos.

  • Aproveitamento do vento em casa: Já são comercializados pequenos moínhos para microgeração de energia eólica a nível domético. A tarifa de venda à rede é 30% mais baixa que no fotovoltaico.

Análise da Quercus: Esta associação salienta que a tarifa de venda da energia eólica é desfavorecida em relação à solar.

Texto: Anabela Pereira Fernandes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: