Xangai inspira-se na EXPO`98 para 2010

by

Duzentos países, várias centenas de empresas, 70 milhões de visitantes. É com estes números que Xangai quer ser capital do Mundo em 2010, durante a Exposição Universal que está a organizar e que abrirá portas no dia 1 de Outubro desse ano. Uma iniciativa com inspiração em Portugal (um dos países que estará representado) já que as autoridades chinesas se basearam na Expo’98, só que à sua medida: em área, será dez vezes superior à exposição portuguesa, ocupando 528 km2.

O apoio da Parque Expo estender- -se-á para depois da exposição, já que ontem foi assinado um acordo para que a empresa nacional passe a elaborar projectos e consultadoria, em relação à utilização dos terrenos e outras infra-estruturas.

Xangai aproveitará para requalificar a zona baixa da cidade, dos dois lados do rio (a exemplo do que fez Portugal na zona Oriental), construindo para isso dois túneis de metro subaquáticos. O evento permitirá aumentar as linhas de metro da cidade de cinco para 11 (com mais de 400 estações) e deslocará cerca de 300 indústrias para a zona.

O novo aeroporto internacional (o actual ficará apenas para voos internos), estará completamente pronto nessa data, com as suas seis pistas (três duplas, que só funcionam em conjunto mas permitem muito maior fluxo), capacidade para 80 milhões de passageiros e 320 movimentos por hora. Os cinquenta quilómetros que separam o aeroporto de Xangai são percorridos em sete minutos em comboios magnéticos que atingem os 400 km/h.

  • Fonte: Correio da Manhã
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: