Ordem dos Engenheiros premiou jovem bracarense

by

 Um sistema protótipo para fachadas ventiladas deu ao bracarense Márcio Cunha o segundo lugar do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2006.Licenciado pela Universidade do Minho em Engenharia Civil, trabalha agora numa empresa de construção civil bracarense.

Tudo este trabalho começou devido à sua tese de mestrado cujo tem estava relacionado com as fachadas ventiladas. Com base na tese partiu para prática.O sistema foi desenvolvido e ensaiado nos laboratórios da Faculdade de Engenharia do Porto com resultados satisfatórios. Depois foi só partir para a sua aplicação em obras. O sistema já foi utilizado em construções da empresa onde trabalha.

O SISTEMA  

Márcio Cunha explica que não inventou as fachadas ventiladas, mas sim uma técnica com uma série de vantagens a nível prático. A primeira grande vantagem é o facto da sua aplicação, não requerer qualquer tipo de perfuração, colagem ou rebitagem. Além de ter custos mais reduzidos do que os sistemas que são importados, estas fachadas ventiladas distinguem-se ainda por serem fáceis de montar. Numa linguagem mais técnica Márcio explica que “é uma solução com fixação contínua e não pontual, podendo adoptar vários tipos de materiais para o revestimento, com fixação visível ou oculta e que permite vencer afastamentos entre apoios até 2,10 metros para placas de revestimento com 1,20 metros de largura”.

O QUE SÃO FACHADAS VENTILADAS?

Uma fachada ventilada é um sistema de protecção e revestimento, criando, assim, uma câmara-de-ar em movimento. O adjectivo ” ventilado” deriva, exatamente, desta câmara-de-ar que permite a ventilação natural e contínua da parede do edifício, através do efeito de chaminé( o ar entra frio pela parte inferior e sai quente pela parte superior).

 fachada2.jpg

Deste modo, com o arejamento da parede, evitando-se as comuns condensações e humidades das fachadas tradicionais, consegue-se um maior conforto térmico, logo maior eficiência energética. Tem ainda, como outras vantagens a montagem fácil e possibilidade de colocação das instalações eléctricas e sanitárias no espaço criado entre a parede e o revestimento. 

Advertisements

Uma resposta to “Ordem dos Engenheiros premiou jovem bracarense”

  1. Miguel Says:

    Gostaria de contactar com o engenheiro Mário Cunha pois também me encontro a efectuar uma tese sobre fachadas ventiladas,conseguiria arranjar o seu mail?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: