Alqueva inicia transferência de água para abastecimento público

by

A primeira transferência de água para abastecimento público aos concelhos de Évora, Reguengos de Monsaraz e Mourão, a partir da albufeira de Alqueva, teve lugar hoje, num acto presidido por José Sócrates. O Primeiro Ministro anunciou, ainda, todas as obras estarão concluídas em 2012.

A transferência de água desde a albufeira de Alqueva até à barragem do Monte Novo é feita por um sistema adutor que se estende por cerca de 40 quilómetros (km) e inclui, para além da Estação Elevatória dos Álamos e respectivo circuito de adução, as barragens dos Álamos I, II e III, o canal Álamos/Loureiro, com 11 km de extensão, a barragem do Loureiro e o canal Loureiro/Monte Novo, com 26 km de desenvolvimento.

Alqueva cumpre assim, segundo a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), um dos seus principais objectivos: a garantia de água para reforço do abastecimento público. A partir de agora, e sempre que se justifique, Alqueva está em condições de garantir água para os concelhos de Évora, Reguengos de Monsaraz e Mourão, com um total de cerca de 70 mil habitantes.

Para além do reforço de água para abastecimento público, este sistema de adução serve também o aproveitamento hidroagrícola do Monte Novo, com 7 714 hectares, dos quais 2400 já se encontram a regar, concluindo-se os restantes no decorrer do presente ano.

  • Fonte: Portal do Ambiente Online
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: