LNEC vai estudar nova ponte sobre o Tejo

by

Responsável pelas conclusões que indicam Alcochete como melhor localização para o novo aeroporto, o LNEC vai agora averiguar qual a melhor solução para a nova ponte sobre o rio Tejo e se esta deve ser só ferroviária ou também rodoviária.

O ministro Mário Lino volta a recorrer ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para avaliar qual a melhor solução para a nova ponte sobre o rio Tejo. Afinal a localização ainda não está decidida.”A travessia do rio Tejo no corredor Chelas-Barreiro foi sempre considerada como necessária por sucessivos governos“, afirma o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações em comunicado.A tutela justifica o pedido do estudo com o facto de, “entretanto, em Novembro de 2007” terem sido “tornadas públicas propostas alternativas de localização da nova travessia do Tejo“, mesmo “tendo a RAVE efectuado a sua avaliação comparativa com a solução Chelas-Barreiro“.

O prazo dado ao LNEC, responsável pelo estudo comparativo que determinou a construção do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete em detrimento da Ota, é de 45 dias.

CONCLUSÕES EM MARÇO 

O estudo do LNEC, que deverá estar concluído no final de Março, deve fazer uma “avaliação comparativa das alternativas existentes de travessia ferroviária do Tejo, na Área Metropolitana de Lisboa” e, também, “responder, de forma objectiva, sobre se existe viabilidade e justificação para associar uma componente rodoviária à travessia ferroviária do Tejo em Lisboa“, refere o Ministério em comunicado.Para dar resposta a estas questões, o LNEC deve “analisar, nas perspectivas técnica, ambiental e funcional os estudos correspondentes às alternativas em presença sobre a TTT“.

Outros aspectos devem também ser analisados, como “as alternativas tendo em consideração os critérios de mobilidade no serviço ferroviário suburbano; no de longo curso para passageiros; no de mercadorias, tendo em conta as plataformas logísticas constantes do Portugal Logístico e a localização dos portos principais; do serviço ferroviário de alta velocidade, tendo em conta os objectivos fixados de tempo de percurso entre Lisboa e Madrid, bem como critérios de competitividade para a linha mista“.

Fonte:AEIOU

2 Respostas to “LNEC vai estudar nova ponte sobre o Tejo”

  1. rui Says:

    É bom que esta obra publica não sirva novamente para os políticos encherem o bandalho como de costume

  2. Rogério Silva Says:

    onde é que andam as propostas de arquitéctura dela e já agora quais as zonas em lisboa que mais seram mexidas era bom para o públic em geral saber-se qualquer coisinha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: