Ministro manda investigar licenciaturas – relâmpago

by

Leio o D.N. de 15 de Fevereiro de 2008 e vejo a seguinte notícia: Dinensino de Beja promete licenciaturas a bacharéis – Seis a nove seminários fariam de bacharéis engenheiros e gestores.

«O Ministério do Ensino Superior está a investigar um protocolo “manifestamente ilegal” entre o Sindicato Nacional dos Engenheiros (SNE) e o Estabelecimento de Ensino Superior de Beja Dinensino, que permitiria a bacharéis a obtenção de “licenciaturas pré-bolonha” em Engenharia Civil, Gestão de Empresas ou Informática de Gestão, bastando para tal a frequência de seis a nove seminários presenciais – o número dependia da experiência e do currículo – a terem lugar aos Sábados.

O “protocolo”, que uma mensagem no site do sindicato, assinada pelo seu presidente Oliveira Pinto, descrevia como “uma aceleração sem precedentes na qualificação dos bacharéis”, previa um custo para as formações entre os 385 euros (sócios do SNE) e os 655, com as inscrições a decorrerem até ao dia 29 de Março.


A nota prometia que as “licenciaturas” dariam aos alunos “competências específicas que dão acesso à componente curricular do mestrado (pós-bolonha), na maioria das universidades”. E que a formação “em Lisboa, Porto, Coimbra, Algarve, Funchal, Ponta Delgada e em todos os locais onde haja um mínimo de 30 colegas inscritos”.

Confrontado pelo D.N. como anúncio, o gabinete de Mariano Gago informou que tomou conhecimento da situação “no final da semana passada”, tendo sido dadas instruções para a abertura de um processo de averiguações “muito urgentes”. Porém, a nota enviada ao D.N. não deixa dúvidas: a oferta é “manifestamente ilegal”, porque a oferta educativa autorizada à instituição “não abrange as localidades mencionadas”, nem é “compatível com o modelo indicado (aos sábados, durante alguns meses, em regime de seminários)”.

NO BANCO DOS RÉUS

O presidente do Estabelecimento de Ensino Superior de Beja, Chambel Vieira, e o antigo presidente da Dinensino, Amady Diallhambel Vieira, começaram esta quarta-feira a ser julgados pelo Tribunal de Beja. Em causa está uma queixa movida por vários professores da Dinensino desta localidade, que se queixam de ter sido “enganados” no sentido de rescindirem os contratos de trabalho, quando este antigo Pólo da Moderna foi transferido, em 2006, para a Sagesfi do presidente Chambel Vieira.

Fonte: Diário de Notícias

Cada vez encontro mais motivos para dar razão ao bastonário Fernando Santo, quando este refere a omissão em várias leis e em vários concursos de admissão de técnicos superiores, da necessidade da sua inscrição em associações profissionais ou do reconhecimento dos respectivos cursos, por parte da O.E.

2 Respostas to “Ministro manda investigar licenciaturas – relâmpago”

  1. elsa Says:

    O nome ISEP é conhecido por lançar no mercado engºs técnicos, que podem ser eng.ºs civis fazendo o exame da OE, e tendo aprovação, evidentemente, mas ainda vive numa luta constante para conseguir a aprovação da OE para que seja desnecessário o tal exame. Sei que a instituição carece de algumas inovações mas em termos monetários é bastante mais difícil atingir um patamar equiparado ao de uma faculdade que tem subsídios bem superiores do estado.

  2. JC Says:

    Tendo em atenção que esta noticia é tão importante, não será menos importante que os autores da mesma percam algum tempo a tentar averiguar quais as condições de frequência, plano de estudo e avaliação a que estes alunos terão de cumprir para obter o grau de licenciado.

    Seria importante também efectuar uma reflecção de como se obtem um grau de mestre e doutor nas universidades.

    Convido os colegas a acederem aos sites das universidades e obtenham as teses de doutoramento de alguns colunáveis, será interessante fazê-lo.

    Muito boa Noite e preocupem-se com o que realmente interessa para o nosso pais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: