J.Gomes usa técnicas inovadoras no Centro Cultural de Ílhavo

by

A J. Gomes foi a empresa de construção responsável pela construção do Centro Cultural de Ílhavo, uma obra avaliada em 10 milhões de euros.

A J. Gomes integrou o consórcio para a construção do Centro Cultural de ílhavo, da autoria do arquitecto Ilídio ramos, num  projecto promovido pela Câmara Municipal. A obra, avaliada em 10 milhões de euros, apresenta características técnicas e funcionais particulares em termos de construção e arquitectura de cena e estará concluída no primeiro trimestre deste ano.

As tecnologias utilizadas para a construção da torre de cena, nomeadamente mecânica e comunicações de cena permitiram à equipa de projecto desenhar um modelo arquitectónico mais compacto que o habitual em equipamentos deste género. o Centro Cultural de ílhavo é mesmo um dos primeiros edifícios do país a possuir esta tecnologia.

O consórcio precisou também de responder a exigências ao nível de ferramentas e máquinas utilizadas para a construção do edifício. É o caso de uma grua de 500 toneladas que foi necessária para a montagem de vigas de aço (com 50m de comprimento) da cobertura. Nesta obra foram também utilizadas cerca de 700 toneladas de aço em estruturas metálicas. No edifício contemplou também a construção de uma consola de 20 metros de vão, com o objectivo de criar um espaço de sombra para acolher espectáculos ao ar livre. Em geral, esta dimensão de consola é pouco habitual pelo que constituiu mais um desafio para a construtora.

A obra apresenta também algumas características singulares ao nível da acústica, conseguidas com o apoio da engenharia da especialidade. A sala, desenhada assimetricamente, possui uma acústica variável conforme o tipo de eventos que acolhe. o sistema “box in box” do Centro Cultural optimizará a acústica da sala de espectáculos.

A caixilharia exterior, em aço inox e vidro serigrafado, foi desenhada exclusivamente para o Centro, tendo sido desenvolvida artesanalmente e integrando uma fachada ventilada que constitui um invólucro translúcido que envolve a sal  de espectáculos.

Com uma área de implantação de 5 mil metros quadrados, o Centro Cultural de ílhavo terá uma sala de espectáculos com capacidade para 500 lugares, equipada com torre de cena e sub-palco, sala de ensaios, camarins e espaços técnicos e ainda um espaço polivalente instalado num edifício de apoio conexo ao edifício principal. Fazem também parte do investimento um parque de estacionamento de 200 lugares.

Os espaços foram designados sob a influência de algumas arquitecturas em desenvolvimento na actualidade. o Centro Cultural de ílhavo foi desenhado no sentido de reforçar o espaço público envolvente, que, no âmbito do projecto, sofrerá obras de valorização.

Fonte: AiMinho Jornal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: