Mais de 50% dos acidentes de trabalho ocorrem na construção

by

Mais de metade dos acidentes de trabalho verificam-se no sector da construção civil, com as zonas industriais, os estaleiros de construção, as pedreiras e as minas a representarem os locais de 152 mil sinistralidades, quando a média anual do País é de 230 mil casos anuais. Destes, 163 foram mortais só em 2007.

Os dados, avançados esta segunda-feira pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), no âmbito do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, referem ainda que a região com mais ocorrências é a do Norte, com 40,7%, seguida do Centro, com 27,5%, e da região de Lisboa, com 19,8%.

Governo quer menos 1/4 de acidentes de trabalho em 2012

Em matéria de categorias profissionais, os operários, artífices e trabalhadores similares constituíram o grupo que mais acidentes sofreu, isto é 42% do total, seguido de longe pelos trabalhadores não qualificados, com 15,7%.

Segunda-feira é dia negro

Quanto a faixas etárias, é na classe dos trabalhadores entre os 25 e os 44 anos que se dá mais de metade dos acidentes de trabalho.

Quanto ao dia da semana, a segunda-feira é a que apresenta mais ocorrências.

Ainda de acordo com os dados da ACT, o trabalho com ferramentas de mão, o transporte manual e a manipulação de objectos são as actividades que contribuem para a maioria das sinistralidades.

  • Fonte: IOL Diário
Anúncios

2 Respostas to “Mais de 50% dos acidentes de trabalho ocorrem na construção”

  1. Douglas Says:

    Por isso que é importante o uso de equipamentos de segurança. Também conhecidos como EPI, porém muitos profissionais substimam esses equipamentos. É necessário mais fiscalização nas construções por parte dos responsáveis e treinamentos para os profissionais.

  2. simone Says:

    O EPI é importante , mais nada adianta se não houver a conscientização do funcionário. Para isso as palestras são importante além de eslaides , a conversa diária com eles sobre a sua segurança.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: