O que é o light steel framing?

by

Light Steel Framing é uma designação utilizada internacionalmente para descrever um sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural. São estruturas que não utilizam tijolo ou cimento, sendo que o betão é apenas empregue nas fundações ou caves. O sistema também é conhecido por Estruturas em Aço Leve, construção LSF ou construção com aço galvanizado.

LSFEstrutura01.jpg

A palavra Steel indica a matéria prima usada na estrutura, o aço. A inclusão de Light, ou leve, indica que os elementos em aço são de baixo peso uma vez que são produzidos a partir de chapa de aço com espessura reduzida. Também para focar essa característica, muitas publicações usam o termo Light Gauge (gauge é uma unidade de medida, agora quase em desuso, que define a espessura das chapas de metal). Outros designam o aço por Cold Formed Steel, ou seja, aço moldado ou enformado a frio, como referência ao processo de moldagem da chapa através de processos mecânicos à temperatura ambiente, tal como a quinagem ou a perfilagem.

LSFEstrutura08.jpg

O termo Light também lembra que não é necessário utilizar equipamentos e maquinaria pesada na construção. Também ressalta a flexibilidade, dado que permite qualquer tipo de acabamento exterior e interior. Além disso, o próprio peso do edifício é baixo, não só porque a sua estrutura é leve, mas também por que o Light Steel Framing é especialmente vocacionado para edifícios de pouca altura, em contraste com as estruturas pesadas de grandes prédios de apartamentos. Apesar de serem usados elementos em aço leve galvanizado para fins não estruturais em edifícios de maiores dimensões, o termo Light Steel Framing é especialmente usado para edifícios residenciais até dois ou três pisos, ou seja, edifícios leves. Também se emprega a palavra Light para lembrar a facilidade com que os materiais são aplicados em obras de reabilitação de edifícios antigos cujas estruturas, embora pesadas, possuem baixa resistência sísmica.

Framing é a palavra usada na língua inglesa para definir um esqueleto estrutural composto por diversos elementos individuais ligados entre si, passando estes a funcionar em conjunto, para dar forma e suportar o edifício e o seu conteúdo. A palavra também se refere aos processos usados para interligar os referidos elementos estruturais, sejam em madeira, ferro ou aço galvanizado. De difícil tradução em português (o termo mais aproximado seria caixilharia), tem-se optado por dizer estruturas.

Assim, Light Steel Framing poderá traduzir-se por Estruturas em Aço Leve.

 

  1. Links relacionados:

 

 

4 Respostas to “O que é o light steel framing?”

  1. Propaganda da Vez Says:

    Parabéns pelo blog, tô gostando de ver hein… vou voltar mais por aqui.

  2. Fabrizio Cesari Says:

    Exmo Senhor Director

    O meu nome é Fabrizio Cesari, estudante italiano de Erasmus no Instituto Politécnico de Bragança. Encontro-me no ùltimo ano do mestrado (segundo ciclo de estudos) em Engenharia Civil.
    Para o meu trabalho final de curso, em conjunto com a universidade de Parma, tendo como supervisora a professora de Estruturas Debora Ferrero, estou a estudar as estruturas realizadas em aço leve.
    O estudo baseia-se numa estrutura projectada por um estudo técnico de Bragança e pronta para ser construìda. Pretendo, assim, verificar em laboratòrio o aço utilizado com um teste a tracçao e estudar a estrutura com um programa especifico para estruturas de aço.
    Alem disso, o estudo compreende uma valutaçao da capacidade térmica nestes tipos de edificio, conforme a normativa em vigor, estudando vàrias soluçoes e materiais.
    Em meu nome, e em nome da universidade de Parma, gostaria de solicitar a V.Exa que se digne a facultar-me material técnico (por ex, aço para as provas) e dados para poder realizar um teste em laboratorio.
    Mais se informa que todos os dados verificados serao disponibilizados para a vossa empresa para qualquer utilizaçao.

    Desde jà agradeço a V.Exa à vossa empresa pela atençao concedida. Fico a aguardar uma resposta.

    Com os melhores cumprimentos
    Fabrizio Cesari

  3. Carlos Pereira Says:

    Caros amigos:

    Agradeço com particular agrado a colocação deste texto explicativo no vosso blog. Faço-o no papel de autor das palavras apresentadas e que tive oportunidade de escrever na Wikipedia. Fico assim muito satisfeito por se considerar este assunto digno de repercussão noutros meios, especialmente num blog a quem reconheço importância e competência.

    Aproveito apenas para referir que a Futureng, gabinete de engenharia especializado neste sistema construtivo e onde exerço a minha actividade, abriu recentemente um novo site que pretende ser uma enciclopédia sobre o LSF. Aqui deixo o endereço aos interessados:

    http://futureng.wikidot.com

    Espero a vossa visita!

    Carlos Pereira
    Futureng

  4. Claudio Alexandre Alves Ferreira Says:

    Achei muito interessante este novo tipo de estrutura galvanizada para trabalhar em substituição as paredes de alvenaria e combinam muito bem com estruturas metálicas de grande porte e forma laje. Trabalhei em usinas siderúrgicas muitos anos e acho que podem ser usadas em escritórios e salas elétricas.

    Obrigado.

    EngºCláudio Alexandre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: