700 milhões de euros para a Baixa-Chiado até 2020

by
Mais de 700 milhões de euros deverão ser investidos em intervenções para a revitalização da Baixa Pombalina até 2020. O valor é apontado na proposta de elaboração de um plano de pormenor para a Baixa-Chiado, aprovada a 19 de Março em reunião da Câmara Municipal de Lisboa, e que visa dotar de um único fôlego a revitalização daquela área problemática.
A proposta do vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, prevê ainda a delimitação de uma área crítica de recuperação e reconversão urbanística, que beneficiará de uma redução do IVA de 15 por cento, e será também constituído para toda a área de intervenção um «corredor verde» de licenciamento, que permita dinamizar os processos de requalificação. De acordo com Manuel Salgado, dos 20,2 milhões de metros quadrados do edificado na Baixa, 14,4 milhões precisam de ser reabilitados.
O equilíbrio entre as funções residencial, de comércio e serviços e de instalação de equipamentos é outra das prioridades da proposta, que destaca ainda a necessidade de adopção de medidas de mobilidade para a redução do tráfego. Face à proposta de 2006, da então vereadora Maria José Nogueira Pinto, o novo documento mantém o centro comercial a céu aberto, mas abandona o polémico projecto da Circular das Colinas.
Para a concretização dos projectos do Museu do Banco de Portugal na Igreja de São Julião, de um elevador de ligação ao Castelo de de São Jorge a partir da Rua dos Fanqueiros, do Museu do Design e da Moda (MUDE) na antiga sede do Banco Nacional Ultramarino e de um jardim nos terraços do quartel do Carmo da GNR, foi aprovada aa suspensão do Plano Director Municipal. Estes projectos, que serão desenvolvidos entre 2009 e 2010, contarão com uma fatia de investimento na ordem dos 30 milhões de euros, financiados em grande parte por privados.
  • Autor / Fonte: São José Sousa in Portal do Ambiente Online

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: