Causas de anomalias em paredes de alvenaria de edifícios recentes

by

De seguida apresentamos um artigo cujo nome está no titulo do post. O artigo foi realizado por Adelaide Gonçalves, Jorge de Brito e Fernando Branco. O texto que se segue é transcrito da introdução do artigo e no fim do mesmo poderão clicar no link que fornecemos e fazer o download do artigo inteiro…

As alvenarias têm sido e são ainda a solução construtiva mais utilizada para a construção do elemento parede, cuja principal função é separar o espaço exterior do interior e ainda compartimentar e definir os espaços interiores (Sousa, 2002), desempenhando ainda um importante papel no desenho do espaço público. Além da importância funcional e estética, as paredes de alvenaria revestidas influenciam economicamente a construção, visto que os trabalhos de alvenaria, incluindo os revestimentos, correspondem a cerca de 13 a 17% do valor total da construção, valor que só é excedido pelas estruturas de betão (Sousa, 2002).

No entanto, as paredes de alvenaria de edifícios, em particular as que não apresentam função estrutural, são muitas vezes esquecidas na actividade de projecto e na fase de execução, o que tem contribuído para o aparecimento assíduo de diversos fenómenos patológicos. Também os revestimentos, que desempenham, cada vez mais, um papel complementar de relevo no desempenho global das paredes, são frequentemente tratados superficialmente.

Assim, é fundamental proceder ao estudo da patologia em paredes de alvenaria e nos seus revestimentos, nomeadamente nos mais usuais em Portugal (reboco com acabamento por pintura e ladrilhos cerâmicos ou placas de pedra aderentes). Este estudo passa pela identificação das anomalias em paredes de alvenaria revestidas e pela determinação e definição das suas causas prováveis.

Download do artigo:

Causas de anomalias em paredes de alvenaria de edifícios recentes

Nota: Este artigo está disponivel livremente no site da Revista Engenharia Civil da Universidade do Minho.

Uma resposta to “Causas de anomalias em paredes de alvenaria de edifícios recentes”

  1. Luis Says:

    otimo texto!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: