Material poderá alertar quando uma ponte estiver a ruir

by

Cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, desenvolveram um material sintético que muda de cor quando está prestes a deformar-se ou a ceder e que, no futuro, poderá ser integrado na aviação e na construção de pontes, para evitar acidentes.

O material foi obtido mediante a incorporação, num polímero (que é uma macromolécula natural ou artificial), de moléculas mecanicamente sensíveis designadas por “mecanoforos”, que – perante uma pressão ou tracção intensa – desencadeiam uma reacção química que os torna vermelhos ou roxos.

“Os revestimentos destes polímeros podem, em teoria, vir a ser usados para indicar quando uma estrutura como uma ponte está a ser submetida a uma tensão excessiva”, explicou Nancy Sottos, docente de engenharia que dirigiu um estudo publicado na revista científica Nature.

Esta foi a primeira vez que se incorporou este tipo de moléculas em materiais sólidos poliméricos e o desafio seguinte passa por “desenvolver novos mecanoforos que possam ser introduzidos num polímero e que tenham a capacidade de autoregenerar-se”, afirmou Sottos.

  • Fonte: Construir – Site da industria da Construção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: