A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril está bem expressa no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos da América. Passados quarenta anos, após a sua inauguração, ocupa, agora, o 17º lugar, a nível mundial.
Outros dados relevantes sobre a Ponte 25 de Abril, à data da sua inauguração:
- 1 012,88 metros de comprimento do vão principal
- 2 277,64 metros de distância de amarração a amarração
- 70 metros de altura do vão acima do nível da água
- 190,47 metros de altura das torres principais acima do nível da água (o que a torna a segunda mais alta construção de Portugal)
- 58,6 centímetros de diâmetro de cada cabo principal
- 11 248 fios de aço com 4,87 milímetros de diâmetro, em cada cabo (o que totaliza 54,196 quilómetros de fio de aço)
- 79,3 metros de profundidade, abaixo do nível de água, no pilar principal, Sul
- 30 quilómetros de rodovias nos acessos Norte e Sul com 32 estruturas de betão armado e pré-esforçado, estes resultados foram obtidos com a aplicação de 263 000 metros cúbicos de betão e 72 600 toneladas de aço.
Ponte suspensa
Comprimento do vão principal |
1.012,88m |
Distância entre amarrações |
2.227,64m |
Altura livre acima do nível da água |
70,00m |
Altura das torres principais acima do nível da água |
190,50m |
Diâmetro dos cabos principais |
58,60cm |
Número de fios de aço por cada cabo principal |
11.248 |
Diâmetro de cada fio de aço, cabo principal |
4,877mm |
Comprimento total de fio de aço nos cabos principais |
54.196km |
Diâmetro dos cabos secundários |
35,44cm |
Número de fios de aço por cada cabo secundário |
4.104 |
Diâmetro de cada fio de aço, cabo secundário |
4.98mmm |
Comprimento total de fio de aço nos cabos secundários |
20.000km |
Profundidade do pilar principal sul abaixo do nível da água |
80m |
Profundidade do pilar principal norte abaixo do nível da água |
35m |
Viaduto do acesso Norte, construído com betão pré-esforçado
Comprimento total |
945,11m |
Número de vãos |
14 |
Vão maior |
76m |
Acessos rodoviários Norte e Sul
Comprimento total aproximado |
30Km |
Número de estruturas de betão armado e pré-esforçado |
32 |
Vão maior |
76m |
Quantidades aproximadas
Aço trabalhado e montado |
72.600t |
Betão necessário para a construção |
263.000m3 |
Remoção de terras e rochas |
6.500.000m3 |
Empresas que trabalharam directamente na obra
Total (das quais 11 portuguesas) |
14 |
Máximo de trabalhadores que diariamente estiveram na obra
3.00 |
Número de homens-dia empregados na execução da obra
2.185.000 |
Na Ponte sobre o Tejo pode ouvir-se constantemente este som que corresponde à deslocação dos carros no tabuleiro.
Apresento aqui umas apresentações sobre a construção da Ponte 25 de Abril.
Abril 14, 2008 às 7:24 pm |
Fixe….
muito fixe…
mesmo muito fixe..
definitivamente mesmo muito fixe.
Abril 14, 2008 às 7:25 pm |
não gostei, sabem porquê?
Olhem, nem eu sei…
Outubro 20, 2008 às 3:13 pm |
mt fixe mesmo
Outubro 20, 2008 às 3:15 pm |
mt fixe mesmo….
dadadaddadadaddad
Novembro 18, 2008 às 1:36 pm |
Ta mt fixe
LOl
Setembro 27, 2009 às 6:15 pm |
Alguem sabe me dizer onde eu posso encontrar uma lista com is nomes dos empregados que trabalharam na construcao da Ponte 25 de Abril?
Desde ja agradeco pela sua informacao:)
Abril 21, 2010 às 2:56 pm |
boa tarde eu tenho acesso a essa lista se a pretender adicione-me o meu email e fili_pes_lb@hotmail.com fico á sua espera
comprimentos
Filipe Romano
Abril 12, 2011 às 10:34 am |
Sem duvida uma das obras mais bonitas de portugal!
Janeiro 25, 2017 às 9:51 pm |
alguem me diz qual o tipo de ponte
Janeiro 25, 2017 às 9:52 pm |
agradeco muito se me disserem
🙂 😉