Viaduto de Millau:A Ponte mais alta do Mundo

by

Pontiaguda, fina e elegante, a ponte, que pesa 290.000 toneladas apoiadas sobre sete gigantescos pilares, foi concebida principalmente para resistir aos ventos. Seus construtores garantem que pode agüentar ventos de até 250 km por hora.

No total, 3.000 pessoas trabalharam no projeto, que custou pouco menos de 400 milhões de euros. Erguida em tempo recorde de três anos, esta obra foi idealizada em 1987 e a primeira pedra foi colocada em dezembro de 2001.

DESCRIÇÃO

O viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto (betão) armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460m, com 32 m de largura por 4,2m de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.

Os pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11m no alto. Cada um pesa 2230 toneladas. Os pilares foram construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS.

O viaduto tem aproximadamente o dobro da altura do viaduto Europabrücke, na Áustria, o mais alto até então. O viaduto Millau é o mais alto viaduto para veículos do mundo. Sua pista, 270 m acima do Rio Tarn, é um pouco mais alta que a ponte New River Gorge, na Virgínia Ocidental, USA, com 267 m sobre o Rio New. A Ponte Royal Gorge, no Colorado, tem uma plataforma com 321 m sobre o Rio Arkansas, mas é só para pedestres.

  •  Dados e informações:

 Data da construção: abriu em Janeiro de 2005
Altura: 343 metros
Largura: 2.460 metros
Número de trabalhadores: 500
Tempo de construção: 3 anos
Material de construção: cimento armado e aço
Número de pilares: 7
Volume de cimento usado: 85,000 metros cúbicos
Espessura da pista : 4.20 metros
Largura da pista: 32.05 metros
Peso da estrutura metálica: 36.000 toneladas:
Pilar mais baixo: 77 metros:
Pilar mais alto: 240 metros:

21 Respostas to “Viaduto de Millau:A Ponte mais alta do Mundo”

  1. xm carreira Says:

    Vale a pena não esquecer o nome do autor do projeto e da direção da obra, o Eng. Michel Virlogeux, um verdadeiro génio contemporâneo que fez possível este prodígio da engenharia.

  2. jocinei Says:

    oi….tudo bem?

  3. rosinhamonkees.com » Blog Archive » A ponte mais alta do mundo Says:

    […] E quanto mede? E quantas pessoas trabalharam para construí-la? E quanto tempo levou? Então veja aqui… eu fiquei […]

  4. Rodrigo Says:

    Não seria mais barato e rápido a rodovia apenas seguir a geografia do terreno, com uma pequena ponte lá embaixo, no rio?

  5. Breno Says:

    Eu tambem pensei isso. Mais Barato seria, mas seria tbm so mais uma estrada no mundo, nao teria reconhecimento e nao estariamos discutindo sobre ela agora

  6. Negãozão safadão Says:

    q nada ficou uma maravilha de ponte sem conta que ela é muito grande e linda e facilita a vida das pessoas !!!!!!!!
    parabéns a todos os funcionarios e engenheiros dessa belissima obra!!!!

  7. Renato Arimatéa Says:

    esse trabalho mostra a grande evolução do homem e que todos oque trabalharam nestra obra estão de parabéns, foi um excelente trabalho…

  8. Léo Almeida Says:

    È fantastico a arquitetura , tudo muito bem feito creio eu…
    se tudo der certo vo me fomar em engenharia civil
    e vo ter oprtunidade de saber mas do assunto!
    linda estrutura!

  9. Edison Martins Says:

    Desta obra esplendida podemos dizer que o homem pode ir muito mais a inda não tem obstaculos que o homem não tem superado, para quem chegou a lua, isso é apenas mais uma conquista mas nunca podemos esquecer que Deus é quem tem dado esta sabedoria para o homem, e este eng.esta de parabens por mais uma conquista.

  10. Gaby Says:

    qual o nome do engenheiro ?

  11. joão guilherme Says:

    Pra quê?

  12. Thaïs Daufouy Says:

    Alguns grandes feitos em uma só obra:
    Uma maravilha arquitetônica, utilizando-se das tecnologias mais modernas superando desafios;
    Economia gerada, principalmente no transporte de mercadorias, evitando um enorme contorno que liga duas regiões e/ou economia de freios e combustíveis;
    Mais um ponto turístico dentre vários existente na França.

  13. Harrison Boa Morte Costa Says:

    Estou espantado com tanta maravilha.Quando se fala em sete maravilhas do mundo, é comum relacionar à célebre lista das Sete maravilhas do mundo antigo, que reúne as mais notáveis construções da antiguidade. Esta lista, entretanto, não é mais a única a tentar enumerar as maiores realizações da humanidade e/ou da natureza. desde ja considero que existem 8 maravilhas no mundo.

  14. isabel Says:

    Linda mto boa

  15. Moisés Says:

    Não esqueçam do arquiteto da obra, um verdadeiro gênio!
    Norman Foster

  16. eng.estudante Says:

    Mais barato seria Se seguisse a geografia do local,kkkkkkkkkkkk!
    Assista ao documentáro do discovey chanel e obtnha a resposta,depois de assistir lo,pense um pouco!

  17. Joy Carlón Says:

    Esse viaduto deve ser invenção arqueológica;

  18. Cynthia Lúcia Says:

    Magnífica!!! Este viaduto é de encher os olhos para qq amante da engenharia e admiradores de uma obra tão fascinante!!!Parabéns a todos!!!

  19. william müller Says:

    eu fiz um trabalho sobre este viaduto!
    e já tinha uma rodovia seguindo a geografia do local!
    só que devido a muitos fatores, foi mais viavel faze-lo!

    só lembrando, França não é brasil… lá eles fazem as coisas certas em seu devido tempo… se fosse no brasil, atrasaria uns 20 anos até o término e teria que começar uma reforma logo após… ( exemplo: BR-101 sul de SC)

  20. vinicius Says:

    Gostaria de mais informações da rodovia A-75? Extensão, principais cidades etc,,,

Deixe um comentário