Pontiaguda, fina e elegante, a ponte, que pesa 290.000 toneladas apoiadas sobre sete gigantescos pilares, foi concebida principalmente para resistir aos ventos. Seus construtores garantem que pode agüentar ventos de até 250 km por hora.
No total, 3.000 pessoas trabalharam no projeto, que custou pouco menos de 400 milhões de euros. Erguida em tempo recorde de três anos, esta obra foi idealizada em 1987 e a primeira pedra foi colocada em dezembro de 2001.
DESCRIÇÃO
O viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto (betão) armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460m, com 32 m de largura por 4,2m de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.
Os pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11m no alto. Cada um pesa 2230 toneladas. Os pilares foram construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS.
O viaduto tem aproximadamente o dobro da altura do viaduto Europabrücke, na Áustria, o mais alto até então. O viaduto Millau é o mais alto viaduto para veículos do mundo. Sua pista, 270 m acima do Rio Tarn, é um pouco mais alta que a ponte New River Gorge, na Virgínia Ocidental, USA, com 267 m sobre o Rio New. A Ponte Royal Gorge, no Colorado, tem uma plataforma com 321 m sobre o Rio Arkansas, mas é só para pedestres.
- Dados e informações:
Data da construção: abriu em Janeiro de 2005
Altura: 343 metros
Largura: 2.460 metros
Número de trabalhadores: 500
Tempo de construção: 3 anos
Material de construção: cimento armado e aço
Número de pilares: 7
Volume de cimento usado: 85,000 metros cúbicos
Espessura da pista : 4.20 metros
Largura da pista: 32.05 metros
Peso da estrutura metálica: 36.000 toneladas:
Pilar mais baixo: 77 metros:
Pilar mais alto: 240 metros:
Dezembro 1, 2007 às 6:46 pm |
Vale a pena não esquecer o nome do autor do projeto e da direção da obra, o Eng. Michel Virlogeux, um verdadeiro génio contemporâneo que fez possível este prodígio da engenharia.
Dezembro 29, 2007 às 5:18 pm |
oi….tudo bem?
Fevereiro 4, 2008 às 3:08 pm |
[…] E quanto mede? E quantas pessoas trabalharam para construí-la? E quanto tempo levou? Então veja aqui… eu fiquei […]
Fevereiro 5, 2008 às 1:40 pm |
Não seria mais barato e rápido a rodovia apenas seguir a geografia do terreno, com uma pequena ponte lá embaixo, no rio?
Março 4, 2008 às 6:57 pm |
Eu tambem pensei isso. Mais Barato seria, mas seria tbm so mais uma estrada no mundo, nao teria reconhecimento e nao estariamos discutindo sobre ela agora
Maio 5, 2008 às 11:56 am |
q nada ficou uma maravilha de ponte sem conta que ela é muito grande e linda e facilita a vida das pessoas !!!!!!!!
parabéns a todos os funcionarios e engenheiros dessa belissima obra!!!!
Maio 20, 2008 às 7:33 pm |
esse trabalho mostra a grande evolução do homem e que todos oque trabalharam nestra obra estão de parabéns, foi um excelente trabalho…
Julho 4, 2008 às 12:40 am |
È fantastico a arquitetura , tudo muito bem feito creio eu…
se tudo der certo vo me fomar em engenharia civil
e vo ter oprtunidade de saber mas do assunto!
linda estrutura!
Setembro 19, 2008 às 9:47 pm |
Desta obra esplendida podemos dizer que o homem pode ir muito mais a inda não tem obstaculos que o homem não tem superado, para quem chegou a lua, isso é apenas mais uma conquista mas nunca podemos esquecer que Deus é quem tem dado esta sabedoria para o homem, e este eng.esta de parabens por mais uma conquista.
Novembro 12, 2008 às 5:29 pm |
qual o nome do engenheiro ?
Abril 20, 2009 às 3:39 pm |
Pra quê?
Junho 27, 2009 às 8:45 pm |
Alguns grandes feitos em uma só obra:
Uma maravilha arquitetônica, utilizando-se das tecnologias mais modernas superando desafios;
Economia gerada, principalmente no transporte de mercadorias, evitando um enorme contorno que liga duas regiões e/ou economia de freios e combustíveis;
Mais um ponto turístico dentre vários existente na França.
Setembro 16, 2009 às 7:37 pm |
Estou espantado com tanta maravilha.Quando se fala em sete maravilhas do mundo, é comum relacionar à célebre lista das Sete maravilhas do mundo antigo, que reúne as mais notáveis construções da antiguidade. Esta lista, entretanto, não é mais a única a tentar enumerar as maiores realizações da humanidade e/ou da natureza. desde ja considero que existem 8 maravilhas no mundo.
Outubro 4, 2009 às 2:37 am |
Linda mto boa
Novembro 12, 2009 às 4:19 pm |
Não esqueçam do arquiteto da obra, um verdadeiro gênio!
Norman Foster
Novembro 16, 2009 às 5:13 pm |
Mais barato seria Se seguisse a geografia do local,kkkkkkkkkkkk!
Assista ao documentáro do discovey chanel e obtnha a resposta,depois de assistir lo,pense um pouco!
Janeiro 11, 2010 às 7:24 pm |
Esse viaduto deve ser invenção arqueológica;
Abril 14, 2010 às 3:48 pm |
Magnífica!!! Este viaduto é de encher os olhos para qq amante da engenharia e admiradores de uma obra tão fascinante!!!Parabéns a todos!!!
Setembro 4, 2010 às 9:10 pm |
eu fiz um trabalho sobre este viaduto!
e já tinha uma rodovia seguindo a geografia do local!
só que devido a muitos fatores, foi mais viavel faze-lo!
só lembrando, França não é brasil… lá eles fazem as coisas certas em seu devido tempo… se fosse no brasil, atrasaria uns 20 anos até o término e teria que começar uma reforma logo após… ( exemplo: BR-101 sul de SC)
Outubro 20, 2019 às 1:27 pm |
BOM DIA, ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE ESSE VIADUTO, PODE ME INFORMAR SE PEDESTRE PODE PASSAR PELO VIADUTO?
Março 14, 2013 às 7:32 pm |
Gostaria de mais informações da rodovia A-75? Extensão, principais cidades etc,,,