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Palavras para quê? Simplesmente uma ponte fantástica!
Porquê Ponte Vasco da Gama?
O nome da ponte comemora os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498.
- 1991 – Governo Português toma a decisão de construir uma Segunda Travessia sobre o Tejo.
- 1994 -A LUSOPONTE, consórcio de empresas Portuguesas, Inglesa e Francesa ganha o concurso público Internacional para a concessão do projecto, construção, financiamento e exploração da nova travessia.
- 1995 – Dá-se inicio á construção da Ponte Vasco da Gama.
- 29 de Março de 1998 – Abertura ao Tráfego da Ponte
A localização foi escolhida por forma a que a Nova Travessia aliviasse o congestionamento de tráfego na Ponte 25 de Abril e que evitasse que o tráfego pesado que se desloca entre o Norte e o Sul do País entrasse na cidade de Lisboa.
Este projecto, que foi concluído num apertado prazo de construção de modo a permitir o fácil acesso à Expo’ 98, incluiu igualmente o projecto de expropriações e realojamento, que pela primeira vez em Portugal, ficou a cargo de uma entidade privada.
Uma das grandes preocupações deste gigantesco projecto foi sempre a preservação do meio ambiente em que se inseriu ( Parque Natural do estuário do Tejo), dando origem a um vasto programa ambiental implementado desde o inicio da construção e que incluiu, entre outras coisas, a recuperação das Salinas do Samouco localizadas na Zona de Protecção Especial. Foi também necessário proceder-se ao realojamento de 300 famílias.
A construção da Ponte Vasco da Gama sobre o Rio Tejo pela Lusoponte, está agora escrita nos anais da história da engenharia civil como um dos maiores e mais bem sucedido projecto do Séc. XX.
O reconhecimento Internacional desta obra está bem patente através da atribuição do primeiro prémio pela prestigiada Instituição Ibero-Americana de Arquitectura e Engenharia Civil, durante o ano 2000.
A Ponte apresentou um custo de 897 milhões de Euros.
Todo o trabalho do projecto foi levado a cabo por um consórcio de quatro empresas: Kvaerner Technology Ltd.; EEG – Europe Etudes Gecti; COBA –Consultores para Obras, Barragens e Planeamento ; e a PROPONTE – Projectos de Pontes e Estruturas Especiais. Os projectos foram, por sua vez, verificados por um consórcio independente, “Tejo Ponte Control”, constituído pela A2P Consult, Estudos e Projectos Lda, Hyder Consulting Ltd., Provia Consultores de Engenharia Lda., e a Tudor Engineering Company.
Estatisticas da Construção
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Informação pormenorizada em:
Abril 2, 2007 às 11:48 pm |
Estimados Señores,
Me gustaria saber donde podria descargar imagenes en ppt del proceso constructivo del puente, para uso didactico.
Un cordial saludo
Pr. Ing. Pablo M. Micheli
Corrientes
Argentina
Fevereiro 10, 2009 às 1:12 pm |
78570’y7r56thy7 gyrthhifm amei 😀
Fevereiro 10, 2009 às 1:12 pm |
:’|
Julho 4, 2009 às 8:52 pm |
Estimados Senhores,
Gostaria de saber se houve engenheiros portugueses coautores do projecto de engenharia, bem como responsáveis pela direcção técnica da obra.
obrigado
Maio 17, 2009 às 10:27 pm |
[…] […]
Janeiro 3, 2011 às 6:34 pm |
[…] aqui o destaque dado à mesma pelo blog Engenharia Civil, e pelo site da LusoPonte. Partilho ainda uma última fotografia que evidencia a grandiosidade da […]
Abril 12, 2011 às 10:31 am |
Obviamente uma das grandes obras da europa e claramente a maior de Portugal, e não me refiro só ao tamanho!
Abril 18, 2012 às 10:20 am |
Pergunto poque não foi inserido nesta obra de Arte uma ferrovia.
No antigo regime existiu algém com essa vissão.
Fevereiro 11, 2019 às 3:34 am |
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